Quarta-feira, Julho 16, 2025

Huawei continua a ganhar performance. +20% no Mate 80!

A Huawei está limitada no mundo dos chips, isto não é novidade para ninguém. Ainda assim, a realidade é que a gigante Chinesa continua incrível no desenvolvimento de soluções para elevar os seus aparelhos a níveis mais altos.

Ou seja, caso não saiba, a Huawei prepara-se para lançar a série Mate 80 no último trimestre de 2025, e, como tem sido habitual, vai estrear um novo processador da linha Kirin. Desta vez, falamos do Kirin 9030, um chip que, segundo rumores vindos da China, vai oferecer 20% mais desempenho face ao antecessor.

Um número muito interessante quando temos em conta que a Huawei não tem acesso às linhas da TSMC, Samsung, etc…

Mais performance, mas o mistério mantém-se!

huawei mate x6 (review): é um dobrável incrível que não vai comprar

A informação foi partilhada por “Guo, Jing” na rede Weibo e recuperada pelo Huawei Central. Ainda assim, os detalhes continuam muito vagos.

Não sabemos, por exemplo, qual é o processo de produção que a Huawei vai aproveitar. Mas é provável que seja a SMIC, a sua parceira local. Como tal, é muito provável que ambas continuem a enfrentar dificuldades técnicas para avançar além dos 7nm, especialmente por falta de acesso à tecnologia EUV.

Há rumores que apontam para progressos no desenvolvimento de um nó de 5nm “caseiro”, mas sem capacidade de produção em massa ou com yields suficientemente bons para justificar o salto.

Por isso, o mais provável é que o Kirin 9030 continue a ser fabricado em 7nm, mesmo com a prometida melhoria de desempenho.

Vale a pena um chip 20% mais rápido, mesmo em 7nm?

Se este novo SoC conseguir realmente entregar 20% mais performance mantendo o mesmo processo, é um avanço respeitável. Ainda que esteja atrás dos chips da Qualcomm ou Apple, isso pode ser suficiente para garantir fluidez no dia a dia e manter os utilizadores chineses fiéis à marca.

É que a Huawei tem uma grande vantagem face a outros tempos… Qualquer aumento de performance puro e duro já não se nota. Ou pelo menos já não se nota tanto face a outros tempos. Os smartphones são sempre tão ou mais rápidos que a concorrência, mesmo sem os chips mais avançados da indústria.

Sendo exatamente por isso que a Huawei tem mostrado que consegue vender milhões de unidades só no mercado interno, mesmo com limitações tecnológicas. A expectativa é que a série Mate 80 seja mais um sucesso de vendas, impulsionado pela curiosidade em torno deste novo processador e pela força da marca na China.

Agora, apesar do seu sucesso no mundo dos wearables, resta saber se a Huawei conseguirá, algum dia, voltar a competir de igual para igual com os gigantes globais, ou se vai continuar nesta linha de avanços limitados mas consistentes.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Últimas

Leia também