Huawei prepara abandono do Android nos smartphones atuais!

A Huawei já lançou uma versão estável do EMUI 11 para vários modelos na China. O mesmo está a acontecer com o Huawei P40, P40 Pro e Mate 30 Pro no mercado internacional. Por enquanto, esta interface, ainda corre por cima do sistema operativo Android. No entanto, em breve, tudo vai mudar. É que a Huawei já está a testar o HarmonyOS, conhecido por Hongmeng OS na China. Assim, em 2021, os equipamentos poderão ser migrados para este sistema operativo, assim que receberem o update. O plano de abandono do Android nos smartphones atuais da Huawei já está em andamento.

Huawei prepara abandono do Android nos smartphones atuais!

Na versão estável do EMUI 11, os entusiastas já descobriram sinais deste abandono do Android e mudança para o HarmonyOS. Isto é algo que até se nota na inscrição Powered By Android no ecrã inicial. Anteriormente víamos o próprio logótipo do Android. Agora vemos apena um texto sem o logótipo e com uma fonte diferente. As fotos abaixo ilustram esta diferença.

Huawei abandono Android

Outra pista está nas definições da secção sobre o telefone. Aí em vez de vermos o texto Última correção de segurança Android, apenas vemos última correção de segurança como refere o site GizChina.

O que vai acontecer aos smartphones atuais que utilizam Android?

É simples. Recebem o update e são atualizados para o HarmonyOS com a interface EMUI por cima.

Huawei abandono Android

Entretanto se julga vão existir muitas diferenças fique descansado. Na maioria das coisas não vai notar. Isto porque a interface é a mesma. A questão é que vai perder o acesso às aplicações da Google, YouTube, Maps, Gmail, entre outras, mas vai ter acesso à loja de apps da Huawei.

Claro que para pessoas que estão habituadas a utilizar a apps da Google diariamente isto vai ter impacto. Depois será uma questão de se arranjar alternativas.

Tem um smartphone da Huawei? O que acha de mudar de sistema operativo? Conte-nos tudo nos comentários.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também