Chegou o novo HDMI 2.1: Até 10K e 120fps por segundo

O HDMI forum acabou de publicar as especificações para o HDMI 2.1 que dá aos jogadores e aos adeptos de conteúdos multimédia tudo o que necessitam para os próximos anos.

Transmissões 10K

Transmissões 4K, 8K e até 10K podem ser levadas até aos 120 frames por segundo (com o novo sistema de compressão). Sem compressão, o máximo é 8K/60 e 4K/120. É verdade que ainda vai levar algum tempo até que as estações de televisão e até os estúdios de cinema adoptem o 8K, mas será sem dúvida fantástico para os adeptos de jogos em realidade virtual. Claro que no entanto, serão necessárias placas gráficas muito potentes.

HDMI 2.1

Outra funcionalidade muito interessante para jogadores é o refresh rate variável. O Quick Frame Transport promete reduzir a latência, algo muito importante para jogadores.

Destaca-se também o HDR dinâmico, que permite uma disponibilização de vídeo com os valores ideais de contraste e gama de cores. O cabo tem uma largura de banda de 480Gbps, mais quatro vezes do que o HDMI 1.4 oferece.

Os testes de conformidade com o HDMI 2.1 estarão disponíveis apenas no final de 2018, pelo que não devem esperar o lançamento de equipamentos antes dessa altura.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

1 COMENTÁRIO

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Microsoft Surface Duo: o smartphone que não faz falta no mercado

A Microsoft anunciou o primeiro smartphone dobrável em Outubro de 2019. No entanto ele só chegou às lojas quase um ano depois. Não se...

YouTube: finalmente já é possível descarregar vídeos no PC!

No Android e no iOS, o YouTube Premium permite armazenar conteúdos para serem visualizados offline. Entretanto a possibilidade de descarregar vídeos do YouTube está...

Windows 11: Microsoft acaba de deixar os utilizadores em pânico!

Há coisas que são difíceis de compreender. Como referimos outro dia na Leak, a Microsoft lançou uma nova versão do PC Health Check Tool....

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!