Chegou o novo HDMI 2.1: Até 10K e 120fps por segundo


Por em

O HDMI forum acabou de publicar as especificações para o HDMI 2.1 que dá aos jogadores e aos adeptos de conteúdos multimédia tudo o que necessitam para os próximos anos.

Transmissões 10K

Transmissões 4K, 8K e até 10K podem ser levadas até aos 120 frames por segundo (com o novo sistema de compressão). Sem compressão, o máximo é 8K/60 e 4K/120. É verdade que ainda vai levar algum tempo até que as estações de televisão e até os estúdios de cinema adoptem o 8K, mas será sem dúvida fantástico para os adeptos de jogos em realidade virtual. Claro que no entanto, serão necessárias placas gráficas muito potentes.

HDMI 2.1

Outra funcionalidade muito interessante para jogadores é o refresh rate variável. O Quick Frame Transport promete reduzir a latência, algo muito importante para jogadores.

Destaca-se também o HDR dinâmico, que permite uma disponibilização de vídeo com os valores ideais de contraste e gama de cores. O cabo tem uma largura de banda de 480Gbps, mais quatro vezes do que o HDMI 1.4 oferece.

Os testes de conformidade com o HDMI 2.1 estarão disponíveis apenas no final de 2018, pelo que não devem esperar o lançamento de equipamentos antes dessa altura.

Leia também

Ou veja mais notícias de outros

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Samsung inicia a produção dos novos chips FinFET de 10nm

Samsung Galaxy Note 8 recebe primeira atualização

Seguinte