Harmony OS da Huawei é apenas o Android mascarado!

Como a Huawei já assumiu publicamente, no decorrer deste ano pretende afastar-se do Android. Como todos sabemos, a gigante chinesa ficou impedida de usar o sistema operativo da Google de qualquer maneira significativa. Desde que em 2019 nos EUA, uma proibição a impede de trabalhar com a Google e disponibilizar a Google Play Store nos seus dispositivos. Em vez disso, a empresa jogou todos os seus trunfos no Harmony OS, um novo sistema operativo que a Huawei está a usar desde o ano passado como o seu grande substituto do Android.

Windows 10X: já pode instalar agora mesmo em qualquer PC!

Galaxy Buds Pro acabam de receber uma nova atualização!

Harmony OS da Huawei é apenas o Android mascarado!

Curiosamente, como é que a Huawei conseguiu fazer isso? Bem, de acordo com Ron Amadeo da ArsTechnica, que teve oportunidade de mexer no emulador do Harmony OS, eles simplesmente não o fizeram. O Harmony OS da Huawei é apenas a versão do Android da Huawei sem qualquer referência a “Android” no código. Assim, simplesmente substituíram a  palavra “Android” por “HarmonyOS”. Por exemplo, é o mesmo que a Amazon fez com o Fire OS, mas pelo menos a Amazon sempre foi sincera ao dizer que era um fork do Android. Enquanto que, a Huawei apresenta o Harmony OS como feito do zero, algo que é mais do que um pouco enganoso em retrospectiva.

Harmony OS

Entretanto, Ron Amadeo escreve:

Depois de horas a estudar o Harmony OS, não consegui apontar uma única mudança substancial em comparação com o Android. Além de algumas coisas com nomes alterados, nada é diferente. Se alguém quiser gritar “é apenas uma beta!”, A Huawei diz que este sistema operativo estará disponível em Telemóveis comerciais Já este ano. Não me parece haver tempo para fazer uma grande reformulação de “Android” para “Não Android”…

Xiaomi promete carregamento sem fios à distância… Mas é mentira

Em que é que ficamos?

Em suma, o HarmonyOS da Huawei ser um fork do Android não é algo muito surpreendente. É o movimento lógico para permitir a compatibilidade em massa das aplicações que as pessoas já conhecem e gostam. Apesar de construir alguns dos melhores smartphones do mundo Android, a Huawei viu sua presença no mercado cair nos últimos dois anos. Contudo, mesmo que a Huawei não precisasse da Play Store para ter sucesso fora da China, ela não teria interesse sem aplicações como o WeChat. Fazer com que os programadores desenvolvessem versões sob medida das suas aplicações para um novo sistema operativo, era uma tarefa impressionante. Assim, se bem se lembram em 2013, quando o mercado era consideravelmente mais fluido, a Microsoft e a Blackberry tentaram fazê-lo mas sem sucesso. Fazer isso em 2021 seria quase impossível… Nem a Microsoft teve sorte…

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
João Fidalgo
Desde sempre que me fascino por gadgets eletrónicos, no entanto os smartphones são a minha perdição. Estou sempre atento ao próximo grito no mundo mobile...

Leia também

pub