Inicio Android Guia: Como poupar bateria num smartphone Android?

Guia: Como poupar bateria num smartphone Android?

Guia: Como poupar bateria num smartphone Android? – Apesar da evolução dos smartphones, um dos seus pontos fracos é ainda sem qualquer dúvida, a autonomia das baterias modernas.

Claro que não é por falta de evolução neste departamento… Mas os telemóveis evoluíram tão rapidamente, que é impossível dar resposta ao aumento significativo nas capacidades de processamento destes autênticos PCs que cabem na palma da nossa mão.

Por isso, é importante perceber como é que o Sistema Operativo Android da Google utiliza a bateria do smartphone. Para conseguir otimizar este recurso, da melhor maneira possível, sem arruinar o uso do seu dia a dia.

Perceber como funciona o modo ‘Doze’

poupar bateria

Esta é uma funcionalidade implementada no Android 6.0. Que no fundo, garante que as aplicações abertas em memória, não estão a gastar bateria, enquanto o telemóvel está no seu bolso.

Ou seja, o utilizador não tem de fazer nada para ativar a funcionalidade. Visto que o modo Doze se ativa cada vez que o aparelho fica imóvel durante um periodo pré-definido de tempo.

É nesta altura que várias aplicações deixam de ter acesso à rede, e os seus processos ficam parados. (Exceto quando existe um refresh, para que o utilizador continue a receber mensagens, e-mails e notificações das mais variadas aplicações)

Em suma, quando o telemóvel não está a ser utilizado, muitas das aplicações fazem uma ‘sesta’.

No entanto, é provável que não queira todas as aplicações sob o domínio do ‘Doze’. Por isso, se quiser garantir que a aplicação X ou Y está sempre em funcionamento. (É um método que irá depender do fabricante do seu smartphone)

Ligue os modos ‘Adaptive Battery’ e ‘Adaptive Brightness’

poupar bateria

Como deve saber, as fabricantes de smartphones adoram falar do uso da Inteligência Artificial para melhorar as fotos, o desempenho no dia a dia, etc… Mas a verdade, é que a IA também pode ser utilizada para melhorar a eficiência do smartphone.

Estas duas funcionalidades irão perceber como é que você utiliza o seu smartphone, fazendo alguns ajustes de maneira automática.

Em suma, a ideia aqui é que as aplicações e ecrã, apenas utilizem a bateria que realmente necessitam. (Quando necessitam)

Use uma aplicação para aumentar a autonomia da sua bateria

poupar bateria

Eu não gosto muito de sugerir esta opção, porque existem milhões de aplicações na PlayStore, que prometem um melhor desempenho e mais autonomia… Mas que na verdade, apenas servem para gastar recursos!

No entanto, existem algumas apps que fazem o que prometem, como a Greenify e AccuBattery.

Enquanto a aplicação Greenify mete várias aplicações em modo ‘Sleep’, quer elas queiram quer não queiram. A app AccuBattery assegura que a bateria vai durar o máximo de tempo possível, minimizando a degradação via carregamentos.

Desinstale aplicações desnecessárias

Mantenha apenas o que realmente usa no seu smartphone! Várias aplicações têm processos em segundo plano, que apenas lhe estão a roubar recursos, sem qualquer topo de necessidade.

Use o modo de poupança de bateria

A grande maioria dos smartphones atuais, contam com um modo de Poupança de Bateria, ou até um Modo de Super Poupança de Bateria. Especialmente os aparelhos com ecrã OLED.

Use e abuso destes modos, se acha que o carregador ainda está a muitas horas de distância.

Se ficar desesperado, há muita coisa que pode fazer para poupar a bateria do seu smartphone

poupar bateria

Por vezes, ficamos completamente à rasca no campo da bateria. Mas existem algumas coisas que pode fazer para se tentar ‘safar’:

  • Mantenha todas as aplicações fechadas
  • Ligue o modo DnD, para não receber notificações
  • Diminua o brilho do ecrã, e baixe o tempo para sleep automático.
  • Desligue o Bluetooth
  • Desligue o Wi-Fi
  • Desligue a vibração
  • Mute
  • Se tiver um ecrã OLED, utilize um tema escuro.

Guia: Como poupar bateria num smartphone Android? – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Pirataria de filmes ou de sinal de TV (IPTV)? A VPN já não o safa!

O uso de VPN tem ganho cada vez mais popularidade junto do mundo da pirataria de conteúdo multimédia, principalmente quando falamos de filmes, séries...

(Especial) Tudo o que precisa de saber acerca do IPTV!

Tudo sobre o IPTV! - Já falámos muito do IPTV, de como funciona, o porquê de por vezes ser ilegal, etc... Ainda assim, continuamos...

Cyberpunk 2077: A culpa do adiamento é da Xbox One e PS4!

Como deverá saber, o muito esperado Cyberpunk 2077 foi adiado pela terceira vez há alguns dias atrás... Empurrando a data de lançamento para o...

XBOX Series X/S já ganhou a primeira batalha contra a PS5

Sempre que uma nova consola chega ao mercado, os jogadores ficam ansiosos por a experimentarem. Isto é um facto, quer se trate de uma...

Ryzen 5000 vão ser capazes de aceder à memória das novas gráficas!

A AMD não se preocupou apenas em lançar bons processadores e boas placas gráficas... Também tentou criar uma espécie de ecossistema! O que por...