Guia: Como poupar bateria num smartphone Android?


Por em

Guia: Como poupar bateria num smartphone Android? – Apesar da evolução dos smartphones, um dos seus pontos fracos é ainda sem qualquer dúvida, a autonomia das baterias modernas.

Claro que não é por falta de evolução neste departamento… Mas os telemóveis evoluíram tão rapidamente, que é impossível dar resposta ao aumento significativo nas capacidades de processamento destes autênticos PCs que cabem na palma da nossa mão.

Por isso, é importante perceber como é que o Sistema Operativo Android da Google utiliza a bateria do smartphone. Para conseguir otimizar este recurso, da melhor maneira possível, sem arruinar o uso do seu dia a dia.

Perceber como funciona o modo ‘Doze’

smartphones

Esta é uma funcionalidade implementada no Android 6.0. Que no fundo, garante que as aplicações abertas em memória, não estão a gastar bateria, enquanto o telemóvel está no seu bolso.

Ou seja, o utilizador não tem de fazer nada para ativar a funcionalidade. Visto que o modo Doze se ativa cada vez que o aparelho fica imóvel durante um periodo pré-definido de tempo.

É nesta altura que várias aplicações deixam de ter acesso à rede, e os seus processos ficam parados. (Exceto quando existe um refresh, para que o utilizador continue a receber mensagens, e-mails e notificações das mais variadas aplicações)

Em suma, quando o telemóvel não está a ser utilizado, muitas das aplicações fazem uma ‘sesta’.

No entanto, é provável que não queira todas as aplicações sob o domínio do ‘Doze’. Por isso, se quiser garantir que a aplicação X ou Y está sempre em funcionamento. (É um método que irá depender do fabricante do seu smartphone)

Ligue os modos ‘Adaptive Battery’ e ‘Adaptive Brightness’

bateria

Como deve saber, as fabricantes de smartphones adoram falar do uso da Inteligência Artificial para melhorar as fotos, o desempenho no dia a dia, etc… Mas a verdade, é que a IA também pode ser utilizada para melhorar a eficiência do smartphone.

Estas duas funcionalidades irão perceber como é que você utiliza o seu smartphone, fazendo alguns ajustes de maneira automática.

Em suma, a ideia aqui é que as aplicações e ecrã, apenas utilizem a bateria que realmente necessitam. (Quando necessitam)

Use uma aplicação para aumentar a autonomia da sua bateria

greenify

Eu não gosto muito de sugerir esta opção, porque existem milhões de aplicações na PlayStore, que prometem um melhor desempenho e mais autonomia… Mas que na verdade, apenas servem para gastar recursos!

No entanto, existem algumas apps que fazem o que prometem, como a Greenify e AccuBattery.

Enquanto a aplicação Greenify mete várias aplicações em modo ‘Sleep’, quer elas queiram quer não queiram. A app AccuBattery assegura que a bateria vai durar o máximo de tempo possível, minimizando a degradação via carregamentos.

Desinstale aplicações desnecessárias

Mantenha apenas o que realmente usa no seu smartphone! Várias aplicações têm processos em segundo plano, que apenas lhe estão a roubar recursos, sem qualquer topo de necessidade.

Use o modo de poupança de bateria

A grande maioria dos smartphones atuais, contam com um modo de Poupança de Bateria, ou até um Modo de Super Poupança de Bateria. Especialmente os aparelhos com ecrã OLED.

Use e abuso destes modos, se acha que o carregador ainda está a muitas horas de distância.

Se ficar desesperado, há muita coisa que pode fazer para poupar a bateria do seu smartphone

Huawei EMUI

Por vezes, ficamos completamente à rasca no campo da bateria. Mas existem algumas coisas que pode fazer para se tentar ‘safar’:

  • Mantenha todas as aplicações fechadas
  • Ligue o modo DnD, para não receber notificações
  • Diminua o brilho do ecrã, e baixe o tempo para sleep automático.
  • Desligue o Bluetooth
  • Desligue o Wi-Fi
  • Desligue a vibração
  • Mute
  • Se tiver um ecrã OLED, utilize um tema escuro.

Guia: Como poupar bateria num smartphone Android? – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Leia também

Ou veja mais notícias de Android, Especiais, Featured

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.