Os smartphones estão cada vez melhores! Mas as baterias…

Os smartphones estão cada vez melhores! Mas as baterias… – Ainda se lembra do mítico Nokia 3310, que aguentava 1 semaninha sem grande esforço? Isto, mesmo com horas de chamadas, SMS à dezenas e horas de Snake em cima daquela bateria.

É que apesar dos smartphones serem agora autênticos computadores na palma da nossa mão… As suas baterias são uma autêntica desilusão!

Basta termos um imprevisto, e a probabilidade de ficarmos sem bateria durante o dia, torna-se uma realidade demasiado assustadora. Aliás, alguns modelos, nem sem imprevistos, aguentam um dia inteiro.



Pois bem, de acordo com Venkat Srinivasan (Diretor do Centro da Ciência do Armazenamento de Energia), o problema é bastante simples:

A lei de Moore, ultrapassou em larga escala a tecnologia das baterias!

bateria, baterias…

O que em suma significa que os nossos telemóveis ficaram melhores. E por isso, precisam de mais energia a um ritmo muito mais rápido, do que aquele que as bateriam levam na sua evolução.

Porque na verdade, nos últimos anos, houve várias melhorias na tecnologia que equipa as baterias dos nossos smartphones. No entanto, segundo Srinivasan:

  • “Há 5 anos atrás, ficou claro que não seria possível remover mais coisas. Tínhamos chegado a um ponto, em que novas melhorias na densidade energética, têm de vir da mudança dos materiais da bateria. E novos materiais, são sempre mais lentos, do que os avanços de engenharia.”

Hoje em dia, todas as baterias no mercado, são baseadas em cobalto de lítio. Uma tecnologia que já anda por cá, desde o início dos anos 90… E que por isso, já chegou ao limite da energia que consegue armazenar.

Mas calma! Existe esperança para o futuro!

Existem vários investigadores a trabalhar todos os dias, em novas tecnologias. Como as baterias ‘solid state’, que poderão abrir a porta a materiais capazes de maior densidade energética.

Mas há um problema… Quando estas tecnologias chegarem ao mercado, é provável que os smartphones tinham ficado ainda mais poderosos, e que devido isso, consumam ainda mais energia. É no fundo, um ciclo vicioso!


Os smartphones estão cada vez melhores! Mas as baterias… – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário