Inicio Especiais Os smartphones estão cada vez melhores! Mas as baterias…

Os smartphones estão cada vez melhores! Mas as baterias…

Os smartphones estão cada vez melhores! Mas as baterias… – Ainda se lembra do mítico Nokia 3310, que aguentava 1 semaninha sem grande esforço? Isto, mesmo com horas de chamadas, SMS à dezenas e horas de Snake em cima daquela bateria.

É que apesar dos smartphones serem agora autênticos computadores na palma da nossa mão… As suas baterias são uma autêntica desilusão!

Basta termos um imprevisto, e a probabilidade de ficarmos sem bateria durante o dia, torna-se uma realidade demasiado assustadora. Aliás, alguns modelos, nem sem imprevistos, aguentam um dia inteiro.



Pois bem, de acordo com Venkat Srinivasan (Diretor do Centro da Ciência do Armazenamento de Energia), o problema é bastante simples:

A lei de Moore, ultrapassou em larga escala a tecnologia das baterias!

baterias…

O que em suma significa que os nossos telemóveis ficaram melhores. E por isso, precisam de mais energia a um ritmo muito mais rápido, do que aquele que as bateriam levam na sua evolução.

Porque na verdade, nos últimos anos, houve várias melhorias na tecnologia que equipa as baterias dos nossos smartphones. No entanto, segundo Srinivasan:

  • “Há 5 anos atrás, ficou claro que não seria possível remover mais coisas. Tínhamos chegado a um ponto, em que novas melhorias na densidade energética, têm de vir da mudança dos materiais da bateria. E novos materiais, são sempre mais lentos, do que os avanços de engenharia.”

Hoje em dia, todas as baterias no mercado, são baseadas em cobalto de lítio. Uma tecnologia que já anda por cá, desde o início dos anos 90… E que por isso, já chegou ao limite da energia que consegue armazenar.

Mas calma! Existe esperança para o futuro!

baterias…

Existem vários investigadores a trabalhar todos os dias, em novas tecnologias. Como as baterias ‘solid state’, que poderão abrir a porta a materiais capazes de maior densidade energética.

Mas há um problema… Quando estas tecnologias chegarem ao mercado, é provável que os smartphones tinham ficado ainda mais poderosos, e que devido isso, consumam ainda mais energia. É no fundo, um ciclo vicioso!


Os smartphones estão cada vez melhores! Mas as baterias… – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

O gaming nas consolas é mais barato? Se calhar já não…

Uma das grandes armas de arremesso do mundo das consolas contra o reino dos PCs sempre foi o facto de ser um ecossistema mais...

Com medo dos 825GB da PlayStation 5? Ainda bem!

Se há coisa que assusta na nova geração de consolas, principalmente na PlayStation 5 que apenas conta com 825GB de capacidade de armazenamento na...

(Rumor) Remake de Metal Gear Solid a caminho da PS5 e PC!?

Metal Gear Solid a caminho da PS5 e PC!? Pois bem, agora que já sabemos tudo ou quase tudo acerca das consolas de nova...

A Razer acabou de renovar toda a sua gama de periféricos sem fios

A Razer anunciou hoje o lançamento de uma gama de periféricos sem fios muito interessantes, onde temos de destacar o BlackShark V2 Pro, o...

(Análise) Razer Viper: Feito para ser simplesmente brutal!

A Razer já nos habituou a ratos de qualidade, realmente capazes de elevar a performance de qualquer jogador a um nível completamente novo. Ainda...