Atenção! Nunca deve guardar estas coisas na cloud!

Fazer cópias de segurança dos seus ficheiros na cloud é muito prático, uma vez que pode aceder aos mesmos em qualquer lugar e em qualquer dispositivo. No entanto, existe a possibilidade de o seu armazenamento ficar comprometido. Se isso acontecer, vai ficar contente por não guardar as coisas desta lista na cloud.

Atenção! Nunca deve guardar estas coisas na cloud!

O grau de segurança dos seus ficheiros na cloud depende do seu serviço de armazenamento, mas se utilizar serviços de topo como o Google Drive/One pode ficar descansado, pois os seus dados estão quase sempre seguros.

Digo maioritariamente porque, independentemente das medidas de segurança implementadas pelos melhores serviços, continua a confiar os seus ficheiros a terceiros, o que cria vulnerabilidades que um agente malicioso pode explorar para aceder aos seus dados.

Uma dessas vulnerabilidades é o facto de os fornecedores de serviços serem alvos muito atraentes para os burlões. Na maioria das vezes, não há motivo para preocupação, uma vez que estes serviços de armazenamento têm sistemas de segurança robustos que protegem contra ameaças informáticas. Mas, por vezes, falham, o que pode resultar em violações de dados.

Outro aspeto a ter em conta é que nem todos os serviços de armazenamento têm políticas de privacidade rigorosas. Alguns não eliminam a possibilidade de a empresa ou os seus funcionários acederem aos ficheiros que armazena.

Também pode comprometer inadvertidamente a sua conta na cloud ao utilizar uma palavra-passe fraca ou ao ser vítima de um esquema de phishing.

Armazenar fotografias e vídeos sensíveis 

Armazenar imagens ou vídeos sensíveis na cloud é uma ideia verdadeiramente terrível. Se o seu armazenamento for comprometido, essas imagens podem ser roubadas, colocando-o em risco de chantagem ou mesmo de ter essas imagens divulgadas na Internet.

Foi exatamente isto que aconteceu na infame fuga de fotografias de celebridades do iCloud em 2014.

Documentos de identificação

Digitalizar os seus documentos de identificação e carregá-los para a cloud pode parecer uma solução conveniente e inteligente para transportar documentos de identificação físicos, mas acarreta riscos significativos. Se a sua conta de armazenamento for comprometida, os agentes maliciosos podem obter acesso às suas informações pessoais, que podem utilizar para roubo de identidade, phishing e ataques de engenharia social.

cartão, cc, guardar na cloud

Além disso, estes agentes maliciosos podem também obter informações cruciais sobre si que podem comprometer outras contas. Por exemplo, podem obter respostas a perguntas de segurança comuns, como “Em que cidade nasceu?” ou “Em que liceu andou?” Com esta informação, podem facilmente repor as suas palavras-passe e obter acesso a outras contas sensíveis.

Informações financeiras 

Armazenar documentos financeiros sensíveis, como declarações de impostos, números de cartões de crédito e detalhes de contas bancárias na nuvem pode expô-lo a fraudes financeiras. Se a sua conta for violada, os cibercriminosos podem utilizar estas informações para contrair empréstimos em seu nome. Ou então aceder às suas contas, deixando-o com grandes perdas financeiras e dívidas que não previu.

Mesmo que não perca dinheiro nem fique com uma dívida fraudulenta, a resolução do problema vai exigir tempo e esforço. É melhor evitar o risco por completo.

Mantenha as suas ideias fora da cloud

É uma boa ideia armazenar cópias de segurança dos seus manuscritos e outra propriedade intelectual localmente, em vez de na cloud. Caso contrário, se o seu armazenamento for violado e o seu trabalho for roubado, pode ser quase impossível recuperar o controlo.

Em vez de armazenar os seus ficheiros sensíveis na cloud, seria melhor fazer uma cópia de segurança dos seus dados para um disco rígido externo, encriptá-los e guardá-los num local seguro. Poderá ser mais difícil aceder aos seus dados, mas vale a pena.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

As máquinas Multibanco conseguem detetar dinheiro falso?

De certeza que costuma utilizar com alguma recorrência as máquinas Multibanco tanto para levantamento como para depósitos. São muito úteis por todas as funcionalidades...

Como e quando deve utilizar um cartão de crédito virtual

Um cartão de crédito virtual é um número de cartão único e temporário que está ligado a uma conta de cartão de crédito existente....

Dicas essenciais para proteger o seu dispositivo contra roubo

Num mundo cada vez mais digital, proteger o seu smartphone tornou-se numa preocupação central. É que a ameaça de roubo não se limita apenas...

Dicas essenciais para limpar a sua piscina desmontável

Manter uma piscina desmontável limpa é essencial para garantir momentos refrescantes e seguros durante o verão. A limpeza de piscina não só melhora a...

Dobráveis: Xiaomi (e outras) por cima da Samsung em 5 aspetos!

Cmo estamos fartos de dizer, a Samsung é a força dominadora no mundo dos dobráveis. Mas, isso não significa que seja a fabricante que...

Faça isto e vai conseguir transformar o seu Gmail! Experimente!

Lidar com e-mails não é a forma mais divertida de passar o tempo. Sobretudo quando temos muitas mensagens com que lidar. No entanto, o...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados