Grupos públicos do WhatsApp podem colocá-lo em risco


Por em

De acordo com um novo estudo denominado WhatsApp, Doc? conversar nos grupos públicos do WhatsApp pode não ser tão seguro como muitos utilizadores julgam.

O estudo conduzido por investigadores suecos da EPFL e da Queen Mary Universitários, revelam que as conversas em grupo no WhatsApp estão vulneráveis à extração de dados.

Mais especificamente, os dados partilhados num grupo que foi tornado público podem ser roubados por qualquer utilizador do grupo, incluindo informações de identificação, como números de telefone e muito mais. Embora isto possa parecer pouco importante à primeira vista, é importante lembrarmo-nos que os grupos públicos e as ligações para os mesmos podem ser facilmente descobertos on-line.

Isso deve-se ao facto dos utilizadores poderem partilhar o link para um Chat de Grupo público de modo a que outros possam participar na conversa.

Considerando que estas conversas públicas podem incluir até 256 elementos, estamos a falar de um número muito interessante de dados para utilizadores mal intencionados.

De uma forma simples os investigadores responsáveis pelo estudo conseguiram deitar a mão a números de telefone, imagens, vídeos e hiperligações em quase 454.000 mensagens colocadas em 178 grupos públicos e onde participaram 45.794 utilizadores do WhatsApp em apenas seis meses.

O que importa salientar é que os utilizadores também não precisam de enviar muitas mensagens para ficarem em risco.

Cerca de 75% dos utilizadores que inadvertidamente foram incluídos no estudo enviaram apenas 5 mensagens em média.

Leia também

Ou veja mais notícias de outros

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

ASUS lança motherboards H370, B360 e H310

Especial Mining – ‘Ethereum’ vai lutar contra os ASIC da Bitmain!

Seguinte