Grupos públicos do WhatsApp podem colocá-lo em risco

De acordo com um novo estudo denominado WhatsApp, Doc? conversar nos grupos públicos do WhatsApp pode não ser tão seguro como muitos utilizadores julgam.

O estudo conduzido por investigadores suecos da EPFL e da Queen Mary Universitários, revelam que as conversas em grupo no WhatsApp estão vulneráveis à extração de dados.

Mais especificamente, os dados partilhados num grupo que foi tornado público podem ser roubados por qualquer utilizador do grupo, incluindo informações de identificação, como números de telefone e muito mais. Embora isto possa parecer pouco importante à primeira vista, é importante lembrarmo-nos que os grupos públicos e as ligações para os mesmos podem ser facilmente descobertos on-line.

Isso deve-se ao facto dos utilizadores poderem partilhar o link para um Chat de Grupo público de modo a que outros possam participar na conversa.

Considerando que estas conversas públicas podem incluir até 256 elementos, estamos a falar de um número muito interessante de dados para utilizadores mal intencionados.

De uma forma simples os investigadores responsáveis pelo estudo conseguiram deitar a mão a números de telefone, imagens, vídeos e hiperligações em quase 454.000 mensagens colocadas em 178 grupos públicos e onde participaram 45.794 utilizadores do WhatsApp em apenas seis meses.

O que importa salientar é que os utilizadores também não precisam de enviar muitas mensagens para ficarem em risco.

Cerca de 75% dos utilizadores que inadvertidamente foram incluídos no estudo enviaram apenas 5 mensagens em média.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Intel Core i9-12900K bateu Ryzen 9 5950X em quase 40%!

A Intel está prestes a lançar uma nova geração de processadores, de forma a acompanhar o lançamento do Windows 11 por parte da Microsoft....

As primeiras reviews relativas ao iPhone 13 chegaram à Internet!

A gama de smartphones iPhone 13 foi recentemente anunciada pela gigantesca Norte Americana Apple. Sendo recebida com um misto de 'piadas', devido ao facto...

Gmail para Android: não utilize mais sem fazer estas alertações!

O Gmail é sem dúvida das melhores plataformas de email. É fiável, tem uma grande capacidade de armazenamento e raramente falha. É por isso...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!