Inicio outros Grupos públicos do WhatsApp podem colocá-lo em risco

Grupos públicos do WhatsApp podem colocá-lo em risco

De acordo com um novo estudo denominado WhatsApp, Doc? conversar nos grupos públicos do WhatsApp pode não ser tão seguro como muitos utilizadores julgam.

O estudo conduzido por investigadores suecos da EPFL e da Queen Mary Universitários, revelam que as conversas em grupo no WhatsApp estão vulneráveis à extração de dados.

Mais especificamente, os dados partilhados num grupo que foi tornado público podem ser roubados por qualquer utilizador do grupo, incluindo informações de identificação, como números de telefone e muito mais. Embora isto possa parecer pouco importante à primeira vista, é importante lembrarmo-nos que os grupos públicos e as ligações para os mesmos podem ser facilmente descobertos on-line.

Isso deve-se ao facto dos utilizadores poderem partilhar o link para um Chat de Grupo público de modo a que outros possam participar na conversa.

Considerando que estas conversas públicas podem incluir até 256 elementos, estamos a falar de um número muito interessante de dados para utilizadores mal intencionados.

De uma forma simples os investigadores responsáveis pelo estudo conseguiram deitar a mão a números de telefone, imagens, vídeos e hiperligações em quase 454.000 mensagens colocadas em 178 grupos públicos e onde participaram 45.794 utilizadores do WhatsApp em apenas seis meses.

O que importa salientar é que os utilizadores também não precisam de enviar muitas mensagens para ficarem em risco.

Cerca de 75% dos utilizadores que inadvertidamente foram incluídos no estudo enviaram apenas 5 mensagens em média. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

A nova PlayStation 5 tem um truque na manga!

Como deve saber, as consolas de nova geração trazem hardware muito poderoso para cima da mesa, o que claro está, vem acompanhado com novas...

Apple Watch 6 pode dar-lhe um grande susto! Mas tenha calma…

A Apple já apresentou ao mundo o Apple Watch Series 6 e uma das grandes novidades é a presença de um Oxímetro. Na prática,...

Spotify pode abandonar o iPhone? Entenda as razões!

Os tempos estão complicados para a Apple. Um desentendimento com a Epic Games devido às compras no Fortnite está rapidamente a escalar e a...

FM21 já foi anunciado! O que esperar do novo jogo?

Football Manager é sem dúvida nenhuma um dos jogos de futebol mais jogados e adorados em várias plataformas. Afinal de contas, devido ao seu...

Galaxy S20 FE vs Galaxy S20: Qual é a grande diferença?

Como deve saber, temos um novo Galaxy S20 no mundo dos smartphones! Estamos a falar do Galaxy S20 FE (Fan Edition), um aparelho que...