Quanto a si não sei, mas eu não consigo viver num mundo sem bloqueadores de anúncio, como é o caso do AdBlock. Por isso mesmo, estou disposto a mudar de malas e bagagens, para outro browser, se porventura o suporte for mais fraco nos tempos que se aproximam.
É que ao que tudo indica, em 2023, vai ser um pouco mais complicado bloquear anúncios no browser líder de mercado (Google Chrome). Uma oportunidade para o Firefox, Opera, Brave, e outros navegadores que já esfregam as mãos de contentamento.
Gosta de usar AdBlock? Talvez esteja na altura de voltar para o Firefox!
Portanto, 2023 vai ser um ano extremamente interessante, e importante, para algumas das extensões mais populares do mundo da Internet, especialmente no lado do Google Chrome (e Edge, que usa o mesmo motor), que parece estar a querer complicar um pouco o terreno para um subespaço cheio de add-ons populares.
Mais concretamente, a partir de Janeiro de 2023, que voltamos a frisar, está aí à porta, a equipa de desenvolvimento e manutenção do Google Chrome vai implementar a API Manifest V3, o que por sua vez vai forçar muitas extensões a mudar.
Para comentar este assunto tão importante, o criador do uBlock Origin afirma que já está a trabalhar numa nova versão experimentar denominada de “uBO Minus”. No entanto, nada vai ser igual. Este tipo de bloqueador vai perder muito poder e independência.
Mais anúncios no nosso futuro?
A nova API da Google removeu algumas funcionalidades essenciais, como é a capacidade de interceptar e reescrever solicitações de páginas web. Em suma, o pão com manteiga dos bloqueadores mais populares da internet.
Por isso, é provável que ver anúncios fique mais normal (e claro, mais rentável para os bolsos da Google.)
Conclusão
O MV3 tem como objetivo promover a privacidade, ao limitar o acesso aos dados e permissões dadas pelos utilizadores. No entanto, o resultado final vai muito provavelmente passar por uma experiência de navegação mais limitada, mais lenta, e mais chata.
Mas hey… Pode sempre mudar de navegador! O Firefox já veio a público afirmar que vai continuar tudo igual do seu lado.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!