Gosta de usar AdBlock? Altura de dizer adeus ao Chrome?

Quanto a si não sei, mas eu não consigo viver num mundo sem bloqueadores de anúncio, como é o caso do AdBlock. Por isso mesmo, estou disposto a mudar de malas e bagagens, para outro browser, se porventura o suporte for mais fraco nos tempos que se aproximam.

É que ao que tudo indica, em 2023, vai ser um pouco mais complicado bloquear anúncios no browser líder de mercado (Google Chrome). Uma oportunidade para o Firefox, Opera, Brave, e outros navegadores que já esfregam as mãos de contentamento.

Gosta de usar AdBlock? Talvez esteja na altura de voltar para o Firefox!

Portanto, 2023 vai ser um ano extremamente interessante, e importante, para algumas das extensões mais populares do mundo da Internet, especialmente no lado do Google Chrome (e Edge, que usa o mesmo motor), que parece estar a querer complicar um pouco o terreno para um subespaço cheio de add-ons populares.

Mais concretamente, a partir de Janeiro de 2023, que voltamos a frisar, está aí à porta, a equipa de desenvolvimento e manutenção do Google Chrome vai implementar a API Manifest V3, o que por sua vez vai forçar muitas extensões a mudar.

- Advertisement -

Para comentar este assunto tão importante, o criador do uBlock Origin afirma que já está a trabalhar numa nova versão experimentar denominada de “uBO Minus”. No entanto, nada vai ser igual. Este tipo de bloqueador vai perder muito poder e independência.

Mais anúncios no nosso futuro?

A nova API da Google removeu algumas funcionalidades essenciais, como é a capacidade de interceptar e reescrever solicitações de páginas web. Em suma, o pão com manteiga dos bloqueadores mais populares da internet.

Por isso, é provável que ver anúncios fique mais normal (e claro, mais rentável para os bolsos da Google.)

Conclusão

O MV3 tem como objetivo promover a privacidade, ao limitar o acesso aos dados e permissões dadas pelos utilizadores. No entanto, o resultado final vai muito provavelmente passar por uma experiência de navegação mais limitada, mais lenta, e mais chata.

Mas hey… Pode sempre mudar de navegador! O Firefox já veio a público afirmar que vai continuar tudo igual do seu lado.

 

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.