Gosta de piratear filmes e séries? Há quem receba avisos em casa

Um pouco por todo o mundo, o download ilegal de séries e filmes é quase tão comum como tomar o pequeno almoço de manhãzinha. É um fenómeno que começou a perder popularidade nos últimos anos, mas que com a chegada da pandemia, ganhou uma nova vida.

No entanto, ao mesmo tempo que tivemos um ‘renascimento’ da prática em 2020 e 2021, parece que em algumas regiões do globo, as autoridades começaram a tomar mais atenção ao que se passa no mundo P2P. Afinal de contas, recentemente, no Brasil, alguns fãs do mundo da pirataria começaram a receber notificações judiciais em casa, bem como multas para pagar, devido a práticas ilícitas deste tipo.



Gosta de piratear filmes e séries? Já há quem receba avisos em casa

piratear filmes e séries

Portanto, alguns utilizadores deste tipo de serviços vieram agora à Internet relatar que andam a receber cartas pelos Correios, com avisos sobre o download pirata de filmes e séries em 2020. Cartas essas que curiosamente apresentam datas, horários, endereço IP, e até o nome do software utilizado para o download. Como é óbvio, além dos avisos, também existem relatos de multas.

Assim, além do aviso e multas, é solicitado que os utilizadores respondam num prazo de 5 dias, e apaguem todos os downloads ilegais. Entretanto, as multas parecem variar entre os 500 e 2000 reais (75 euros e 300€). Contudo, se existir reincidência, os valores podem chegar aos 50 mil Reais (perto de 7500 euros.)

Curiosamente, parece que estes avisos e multas estão a ser enviados a utilizadores que ‘sacaram’ títulos como “Hellboy”, “Rambo: Até ao Fim”, entre outros, na segunda metade do ano de 2020. Ou seja, existiu uma monitorização destes títulos.

Os avisos só estão a chegar agora, porque as fornecedoras de Internet não podem simplesmente dar os dados dos seus clientes, tem de existir uma ação na justiça. Algo que demora alguns meses.

Será que esta ‘brincadeira’ se vai repetir em mais regiões? Como em Portugal?


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também