Um dos últimos anúncios da apresentação na conferência para programadores I/O 2023 foi o Wear OS 4, bem como mais aplicações originais para esta plataforma. São exemplo disso o Gmail e o Calendário da Google.
Google anuncia o Wear OS 4 e suporte para novas apps!
O Wear OS 3 foi anunciado há dois anos no I/O, e a Google dá-lhe agora seguimento com o Wear OS 4 baseado no Android 13. O anúncio de hoje é mais um teaser, começando com melhorias na bateria e uma “experiência de conversão de texto em voz mais rápida e fiável”.
Por fim, o Wear OS 4 irá trazer suporte para cópias de segurança e restauro que lhe permitirá “transferir de forma segura dados e definições de um relógio antigo para o novo”.
E se estiver a configurar um relógio a partir do seu telemóvel, quaisquer permissões que tenha concedido serão automaticamente transferidas.
Entretanto um aspecto importante da maior duração da bateria no Wear OS 4 é o “Formato do mostrador do relógio”. Criado com a Samsung, que lançou uma atualização do Watch Face Studio, trata-se de um “formato XML declarativo. Tudo para criar o aspeto e o comportamento dos mostradores de relógio”.
Isto significa que não há código executável envolvido na criação de um mostrador de relógio. Também não haverá código incorporado no APK como refere o 9to5Google.
Ou seja, o Wear OS irá “tratar da lógica necessária para apresentar o mostrador do relógio, para que não tenha de se preocupar com otimizações de código ou desempenho da bateria”, o que resulta em menos manutenção e menos atualizações (em comparação com a biblioteca de mostradores do Jetpack). Entretanto um editor de mostradores de relógio fará diretamente parte do Wear OS.
Por exemplo, já não precisa de atualizar o mostrador do relógio para beneficiar de melhorias no desempenho ou no consumo da bateria, ou para obter as últimas correções de erros.
O Wear OS 4 será lançado “ainda este ano” e a Google fornecerá mais pormenores nos próximos meses.
Entretanto tal como referimos anteriormente, a Google vai trazer o Gmail e o Calendário para o Wear OS “ainda este ano”. O cliente de e-mail permitirá navegar na sua caixa de entrada, ler, adicionar aos favoritos e responder rapidamente. O Calendário oferece-lhe uma vista de agenda semelhante à versão para telemóvel, com a possibilidade de confirmar a presença e completar tarefas.
No que diz respeito a apps de terceiros, a Google destacou o WhatsApp para Wear OS. Entrou na versão beta na segunda-feira. Para além disso o Spotify vai adicionar brevemente blocos. Na prática permitem “reproduzir novos episódios dos seus podcasts favoritos”. ” Entretanto Também ver o que está na sua rotação e saltar para um alinhamento de música escolhido para si pelo DJ do Spotify”.