Google TV redesenhou o design do ecrã de aplicações

Algumas pessoas não sabem disto mas a Google TV tem um modo especial de ecrã inicial que elimina as recomendações e coisas extra, deixando-o apenas com aplicações. Recentemente, a Google TV redesenhou o modo “Apenas aplicações” com um novo visual.

Google TV redesenhou o design do ecrã de aplicações

Quando este modo chegou com a plataforma em 2020, o modo “Apenas aplicações” da Google TV permitia aos clientes renunciar a muitas das funcionalidades da plataforma. O resultado foi um ecrã inicial muito mais limpo que se concentrou no que realmente interessa a muitas pessoas – as aplicações. Claro que tinha a grande desvantagem de remover o suporte para o Assistente da Google. Entretanto uma restrição que se mantém até hoje.

Google TV design aplicações

Mas o design original ainda estava longe da perfeição. A parte superior do ecrã era dominada pela faixa rotativa de recomendações de filmes/espectáculos da Google, que agora está intercalada com anúncios, enquanto as aplicações eram mostradas numa lista de deslocação horizontal abaixo dessas recomendações, como revela a imagem abaixo partilhada pelo site 9to5Google.

Agora, porém, a Google actualizou este design.

Google TV design aplicações

Embora não saibamos exatamente quando é que esta alteração chegou, a equipa do Android Police apercebeu-se do novo design. Dito isto, tem ícones muito maiores e mostra as aplicações numa lista de deslocamento vertical que tira muito melhor partido do espaço disponível no ecrã.

O novo design ainda oferece funcionalidades básicas, como mover os ícones. No entanto a verdadeira cereja no topo do bolo é a facilidade de acesso a todas as suas aplicações. Isto em vez de apenas as 10 que estavam disponíveis no design anterior. De um modo geral, também parece muito mais rápido do que o típico ecrã inicial do Google TV, onde o anterior não parecia beneficiar tanto.

Entretanto há mais uma novidade interessante a caminho desta plataforma

Os dispositivos Google TV chegam normalmente com uma quantidade reduzida de armazenamento. Por exemplo, o Chromecast com Google TV vem com apenas 8 GB, o que não é muito para descarregar aplicações ou conteúdos multimédia locais. Por isso, a Google está a adicionar alterações à plataforma para melhorar a forma como a Google TV gere o pouco armazenamento que tem. Logo à partida temos o suporte para a Hibernação de aplicações para garantir que as aplicações que não utiliza permanecem suspensas, fazendo com que ocupem o mínimo de espaço possível, mantendo apenas os dados da aplicação.

Para além disso a Google TV também suporta agora pacotes de aplicações. Isto significa que podem agora transferir apenas as partes de que realmente necessita e, por sua vez, a própria aplicação pode ocupar muito menos espaço, mesmo que esteja a ser utilizada ativamente. Dito isto, pode reduzir o espaço de armazenamento das aplicações em até 25%, o que é bastante considerável.

No entanto, estas não são as únicas alterações a chegar. A Google também está a integrar algumas atualizações de desempenho, reduzindo a latência entre o seu comando e a sua TV, bem como reduzindo consideravelmente os tempos de arranque.

Estas atualizações estão agora a chegar aos dispositivos elegíveis, por isso, se a sua TV ou dispositivo de streaming for compatível com estas melhorias, deverá poder descarregar a atualização em breve.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também