Google tem problemas de monopólio? Tem é um problema OpenAI

Caso não saiba, o Departamento de Justiça Norte-Americano (DOJ) decidiu que a Google está a operar um monopólio ilegal no mundo da pesquisa via Internet. O que talvez… Faça algum sentido.

Afinal de contas, a Google tem mais de 90% de quota de mercado, e devido à sua história, bem como a sua gigantesca carteira de produtos e serviços, é obviamente muito difícil escapar das “garras” desta gigante.

Porém, apesar de tudo aquilo que esta decisão poderá fazer e transformar, a realidade é que a maior ameaça para aquilo que a Google é, e quer continuar a ser, está no lado da OpenAI.

Google Pixel: Existe alguma razão para não ser mais popular?

Google tem um problema de monopólio? Tem é um problema OpenAI

gemini, Google

Portanto, apesar do facto de a decisão da DOJ ter um potencial tremendo para mudar a forma como a Google opera, e como tal, mudar a forma como nós pesquisamos “cenas” na Internet.

A realidade é que a maior ameaça ao domínio da Google, para agora, e para o futuro, está no crescimento da OpenAI e do ChatGPT.

É que enquanto esta decisão do departamento de justiça ainda vai estar em “banho-maria” durante vários meses ou até anos. Isto até existirem consequências reais. Mesmo aí, é muito provável que o maior castigo seja uma simples multa e uma palmada na mão…

Enquanto isso acontece, a OpenAI está a trabalhar afincandamente no ChatGPT, que está a chegar a cada vez mais produtos mobile, e pelos vistos, não vai ficar por aqui. Afinal de contas, a OpenAI está a trabalhar num motor de pesquisa muito ao estilo daquilo que a Google oferece, agora com o apoio de muita e boa IA.

Isto é algo que vai, com toda a certeza, roubar alguma quota de mercado à Google.

Sim, é verdade que já existiram (e existem) vários motores de pesquisa, e a Google sempre se manteve como dona e senhora do mercado. Mas isto é diferente. O impacto que o ChatGPT teve, e continua a ter, é algo que nunca foi visto na indústria.

É uma ameaça diferente, e é uma ameaça real.

Elon Musk OpenAI, texto para vídeo, Bing Chat Chrome, lei da IA, chatGPT. ChatGPT emprego, utilize o ChatGPT

Afinal, se já existem milhões de utilizadores diários a usar o ChatGPT, é fácil dizer que esses mesmos milhões vão dar o salto para o motor de pesquisa da OpenAI.

Aliás, não é por acaso que a Google tem feito o tudo por tudo para criar uma alternativa credível a tudo aquilo que a OpenAI tem vindo a fazer, como podemos ver pelo Gemini, que obviamente chegou inacabado ao mercado, e apesar de estar cada vez melhor, ainda apresenta várias falhas graves.

Vai ser diferente? Melhor? Como?

Com o nome de SearchGPT, este motor de busca vai funcionar de forma similar ao Perplexity. Ou seja, quando pesquisar algo, vai encontrar um resumo gerado pela IA do que pesquisou, à semelhança das Overviews da IA da Google. No entanto, o SearchGPT é capaz de mostrar as fontes de onde obteve toda a informação.

Além disso, existe uma ameaça real deste SearchGPT se associar a outras empresas, como é o caso da Apple. Afinal, se a decisão da DOJ se baseia no facto de a Google pagar 20 mil milhões de euros anualmente para garantir que continua a ser o motor de pesquisa por defeito no iPhone… Acaba por ser bastante fácil calcular que a Apple vai encontrar uma outra parceira, também ela capaz de gerar muito e bom dinheiro, ao mesmo tempo que foge desta “caça às bruxas”.

Conclusão

Da mesma forma que a pesquisa na Internet se confunde com o nome Google. A realidade é que a IA se confunde com o ChatGPT. A Google chegou atrasada a este mercado, e agora vai ter de sofrer um bocadinho.

Se isto significa que o seu monopólio terminou? Não creio, até porque estamos muito no início da revolução IA. Mas que vai tremer? Isso vai com toda a certeza.

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também