Cuidado Playstation e XBOX! O Google Stadia chegou!

No ano passado, a Google anunciou o Project Stream, uma experiência de streaming limitada e desenvolvida em torno do Assassin’s Creed Odyssey. Após um curto período de testes em janeiro, o projeto terminou e a Google manteve-se em silêncio acerca dos planos futuros no que diz respeito ao streaming de jogos. Agora e na GDC 2019 resolveu quebrar o silêncio com o anúncio da Stadia.

O novo serviço Stadia foi desenvolvido para todo o tipo de jogadores.

De facto, o serviço baseado na cloud funciona perfeitamente com o Chromecast, o browser Chrome, os desktops, os laptops, os tablets e os smartphones. Na prática disponibiliza a capacidade de se alternar instantaneamente entre dispositivos em segundos, sendo assim possível levar a sua experiência de jogo para qualquer lugar – desde que tenha uma boa ligação à Internet.

Stadia
Fonte: 9to5Google

O serviço é baseado no Linux e utiliza Vulkan. O Stadia vai suportar muitos dos motores de desenvolvimento de jogos mais populares, incluindo Unreal e Unity. Uma vez que tudo é baseado na cloud, o trabalho mais pesado é realizado num PC remoto.

Em suma, o novo controlador Stadia liga-se através do Wi-Fi aos servidores da Google. A ideia é garantir uma experiência de jogos sem atrasos. O novo controlador suporta o Google Assistant e tem um botão para capturar e guardar experiência de jogos no YouTube.

No entanto e ao contrário do que se pensava, o controlador não é absolutamente necessário.

Apesar desta ser a melhor forma de interagir com o novo serviço, qualquer dos outros controladores existente deve funcionar, inclusivamente ratos e teclados.

Com o nome serviço da Google tem acesso a uma poderosa plataforma de hardware, independentemente do dispositivo que estiver a usar. Ao usar o serviço de jogos do gigante dos motores de busca é como se tivesse na sua secretária um computador com um  processador x86 que opera a 2,7 GHz e 16 GB de RAM. É possível ainda uma velocidade de transferência de até 484 GB/s. Claro que importa destacar o processador gráfico com 10.7 terraflops de potência .

Outro ponto também importante é o suporte para streaming até 4K. Dependendo da sua ligação, pode escolher entre 1080p e 4K. O suporte 4K conta com 60fps, HDR e suporte de som surround completo. Entretanto, no futuro, a Google também vai disponibilizar suporte para jogos 8K, embora não exista qualquer timeline.

O novo serviço permite ainda gravar instantaneamente um jogo. Mas isto não é a única novidade. Tudo tem a ver com a interação.

Assim, pode ser possível comprar / descarregar o jogo a que está a assistir a partir exatamente do mesmo ponto onde está o seu streamer favorito.

Entretanto, até poderão jogar com ele, o que é sem dúvida fantástico. Claro que a Google teria de chegar antecipadamente a acordo com o Streamer para ele permitir este tipo de atividades.

Uma plataforma de jogos não é nada sem jogos. Assim a Google afirmou que mais de 100 estúdios estão a trabalhar arduamente para levar os jogos para a Stadia. Até agora os únicos títulos confirmados são o Doom Eternal e Assassin’s Creed Odyssey.

Curiosamente, a Google anunciou o seu próprio estúdio de jogos apelidado de Stadia Games and Entertainment. Esse estúdio vai desenvolver as suas próprias experiências, mas também vai ajudar os programadores – grandes e pequenos – a implementarem a tecnologia Stadia nos seus títulos.

Dito isto, o que acha desta plataforma e das novidades?

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Tesla Model 2: as últimas imagens do novo carro “barato”

O fundador da Tesla, Elon Musk, revelou recentemente mais informações sobre o "Tesla barato" Model 2. No entanto, ainda não eram conhecidas as imagens...

Apple vai apostar na resolução com o novo MacBook Pro!

Como deve saber, depois do iPhone 13, todos os holofotes estão agora apontados ao redesign do MacBook Pro! Um portátil que além de apostar...

Google acaba de lançar update de emergência para o Chrome!

A Google lançou o Chrome 94.0.4606.61 para Windows, Mac e Linux que consiste num update de emergência para uma falha perigosa que já está...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!