Google segue os utilizadores no modo anónimo? E agora?

A Google acaba de receber um processo coletivo por parte de vários utilizadores devido ao modo anónimo. Em causa estão preocupações com a privacidade. É que aparentemente o gigante dos motores de busca andar a seguir o que as pessoas fazem em modo anónimo. A ação coletiva, instaurada no Tribunal Distrital do Norte da Califórnia, acusou a Google de acompanhar e recolher o histórico de navegação sem obter permissão por parte dos utilizadores, conforme relata a ZDNet.

Google segue os utilizadores no modo anónimo? E agora?

O processo cita explicitamente que esta empresa regista o que os utilizadores fazem quando navegam no modo de navegação anónima. Alega também que “milhões de indivíduos” foram afetados, sem qualquer conhecimento do que se estava a passar. Esta recolha de dados é feita através de serviços como o Google Analytics, Google Ad Manager e outros locais. O botão Login da Google nos sites também é mencionado na ação coletiva contra a Google.

Google anónimo

A ação alega que quem visita uma página na Internet ou abre uma aplicação que usa os serviços do Google envia informações pessoais aos servidores deste fabricante. Os autores também alegam que a Google não exige que os sites divulguem que isso está a acontecer, quer esteja o utilizador a usar a navegação privada ou não.

Quem colocou o processo está à procura de uma quantia bastante grande. Ronda os 5000 Euros ou três vezes os danos reais. O que for maior, por utilizador.

Mas quem está abrangido?

Aparentemente qualquer pessoa com um dispositivo Android que visualizou uma página do site que contém o Google Analytics ou o Ad Manager no modo de navegação privada. Além disso, os utilizadores com uma Conta da Google que acederam a um site com esses serviços ativos em dispositivos não Android no modo de navegação privada também poderão participar.

No entanto estas alegações não significam que o processo chegue a bom porto. É que a Google nunca disse que não havia seguimento no modo de navegação anónimo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário