Google Play Store pode perder importância no novo Android 12!

A Epic Games abriu a caixa de pandora quando adicionou a sua própria solução de pagamento no Fortine. Isto porque violou diretamente as diretrizes da Google Play Store para programadores. Ora esta jogada levou a muitas discussões acerca das políticas da loja do gigante dos motores de busca. Ora a Google está a aproveitar esta oportunidade para destacar a natureza aberta do sistema operativo Android. Dito isto, anunciou uma grande mudança no que diz respeito às lojas alternativas e isto estará presente no Android 12, o que pode influenciar a importância da Google Play Store.

Google Play Store pode perder importância no novo Android 12!

Como a Google refere num artigo que colocou no seu blog, o Android sempre foi um sistema operativo de escolhas. Dito isto, os utilizadores têm a hipótese de personalizar diversos pormenores. Desde aplicações para o teclado, para as chamadas e até para a interface. Ora no próximo ano, será possível definir a loja de aplicações que queremos usar. De facto, isto é algo que até já acontece com outros fabricantes. Alguns smartphones Android chegam com múltiplas lojas de aplicações. Assim para além da Play Store temos a Samsung Galaxy App Store, por exemplo.

Play Store Android 12

De facto, o Android sempre foi compatível com lojas de terceiros devido à sua natureza open-source. No entanto, isto pode levar a problemas de segurança. Seja como for, utilizadores e programadores podem ganhar com isto. A própria loja de aplicações da Epic garante aos programadores uma divisão maior de lucros do que a Play Store. No entanto, poucos a usam. É que esta loja não vem disponível por defeito nos smartphones Android. Mas com o lançamento do Android 12 em 2021, o Google pretende dar aos utilizadores mais facilidade de utilização. Assim poderá integrar, de base, lojas de terceiros.

O objetivo principal é dar poder de escolha ao utilizador. Isto enquanto assegura a privacidade e segurança. Claro que neste momento ainda é difícil dizer o que será feito neste sentido. No entanto, o que é notório é que a Play Store perde importância com a entrada de tantas alternativas.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também