Google Play Store pode perder importância no novo Android 12!

A Epic Games abriu a caixa de pandora quando adicionou a sua própria solução de pagamento no Fortine. Isto porque violou diretamente as diretrizes da Google Play Store para programadores. Ora esta jogada levou a muitas discussões acerca das políticas da loja do gigante dos motores de busca. Ora a Google está a aproveitar esta oportunidade para destacar a natureza aberta do sistema operativo Android. Dito isto, anunciou uma grande mudança no que diz respeito às lojas alternativas e isto estará presente no Android 12, o que pode influenciar a importância da Google Play Store.

Google Play Store pode perder importância no novo Android 12!

Como a Google refere num artigo que colocou no seu blog, o Android sempre foi um sistema operativo de escolhas. Dito isto, os utilizadores têm a hipótese de personalizar diversos pormenores. Desde aplicações para o teclado, para as chamadas e até para a interface. Ora no próximo ano, será possível definir a loja de aplicações que queremos usar. De facto, isto é algo que até já acontece com outros fabricantes. Alguns smartphones Android chegam com múltiplas lojas de aplicações. Assim para além da Play Store temos a Samsung Galaxy App Store, por exemplo.

Play Store Android 12

De facto, o Android sempre foi compatível com lojas de terceiros devido à sua natureza open-source. No entanto, isto pode levar a problemas de segurança. Seja como for, utilizadores e programadores podem ganhar com isto. A própria loja de aplicações da Epic garante aos programadores uma divisão maior de lucros do que a Play Store. No entanto, poucos a usam. É que esta loja não vem disponível por defeito nos smartphones Android. Mas com o lançamento do Android 12 em 2021, o Google pretende dar aos utilizadores mais facilidade de utilização. Assim poderá integrar, de base, lojas de terceiros.

O objetivo principal é dar poder de escolha ao utilizador. Isto enquanto assegura a privacidade e segurança. Claro que neste momento ainda é difícil dizer o que será feito neste sentido. No entanto, o que é notório é que a Play Store perde importância com a entrada de tantas alternativas.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Intel vai lançar os novos Core 12000 no dia 4 de Novembro!

Como deve saber, a Microsoft vai lançar o seu novo Windows 11 no próximo dia 5 de Outubro, por isso, sempre foi esperado que...

Xbox Series X e Xbox Series S também já dão para trabalhar!

Se calhar isto não faz muito sentido para alguns utilizadores. Seja como for quanto mais funcionalidades uma consola tiver melhor é. Dito isto, agora...

Vai poder ter os jogos mais vendidos da Ubisoft a preços brutais!

Quando se fala em jogos com desconto, rapidamente tentamos procurar pelos melhores a nível de conteúdo, mas também pelos mais baratos. De forma a...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!