Alerta Google Play Store: verifique já se tem estas nove aplicações!

Quando uma ameaça chega à Internet continua a estar sempre presente nos mais variados dispositivos. Foi por esse motivo que o site Andro4all lançou o alerta para um relatório de segurança da Trendmicro que fala pelo menos de nove aplicações muito populares que estiveram disponíveis na Google Play Store e que apesar de já terem sido eliminadas ainda estão presentes em muitos dispositivos. Veja a lista que disponibiizamos no final deste artigo e se for caso disso apague já!

Alerta Google Play Store: verifique já se tem estas nove aplicações!

O grande problema nestas nove aplicações é que há um código malicioso no interior que permite aos atacantes obter acesso remoto aos dispositivos. Ou seja, conseguem controlar o smartphone. Mas estas ameaças fazem ainda mais. Subscrevem os utilizadores em serviços falsos mas que podem custar muito dinheiro ao final do mês. Para além disso mostram publicidade e ainda podem descarregar outras ameaças.

Play Store para a Google

Mas há outro pormenor. É que este malware ainda tentava forçar a publicação de críticas positivas para que as pessoas descarregassem estas apps.

As aplicações em questão tiveram mais de meio milhão de downloads. O motivo de gerarem tanto interesse é porque estas ameaças se fazem passar por apps de otimização. Muitas delas serviam para limpar a memória.

Aplicações bem disfarçadas

Segundo a Trendmicro, quando se executava uma das aplicações infetadas, o utilizador não se apercebia de nada. Tudo porque corria ao mesmo tempo uma atividade transparente que ocultava o verdadeiro conteúdo.

Vamos então à lista de aplicações

Google Play Store nove

Hoje em dia é preciso termos muito cuidado com as apps que colocamos no smartphone. De facto, as ameaças estão em todo o lado. Assim uma app mal escolhida pode levar-nos a grandes problemas.

Assim escolham muito bem o que instalam no smartphone para não haver quaisquer surpresas.

Tinha alguma destas apps no seu smartphone? Conte-nos tudo nos comentários.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.