Inicio Android Google Play Store: apague agora mesmo estas apps Android!

Google Play Store: apague agora mesmo estas apps Android!

Se são como eu, eventualmente gostam de explorar a Play Store à procura de novas aplicações para os mais determinados fins. Depois desta busca, umas ignoramos e outras optamos por instalar. O problema é que por vezes e sem darmos conta abrimos a porta a apps verdadeiramente perigosas. Depois pode ser uma carga de trabalhos deixarmos o nosso smartphone limpo e sem ameaças. Normalmente as apps perigosas usam disfarces para que as pessoas as instalem, sem desconfiar. Ora as mais recentes ameaças fazem-se passar por apps de fotografia na Play Store e já contam com milhares de instalações.

Alerta Google Play Store: apague agora mesmo estas apps!

Nos últimos meses um grupo de investigadores de segurança descobriram um conjunto de apps na Play Store que não pode mesmo instalar. Na prática são 19 que injectam publicidade no smartphone da vítima, atrasando-o e levando a uma enorme redução na duração da bateria. Neste momento já foram removidas da loja de Apps mas continuam instaladas nos equipamentos. É por isso que tem de verificar já o seu smartphone.

Estas aplicações têm algo diferente das outras e por isso muitas pessoas pensam que nem sequer as instalaram. É que quando estão a ser instaladas, surge um aviso a dizer que ocorreu um problema na instalação. Depois o ícone desaparece. Assim a pessoa pensa que ela não está no smartphone, mas na realidade está.

Play Store apps

Estas ameaças não roubam dados do utilizador. No entanto, dão cabo da utilização do smartphone. Somos bombardeados com publicidade que depois nos redireciona para portais suspeitos e esses sim, até podem tentar apoderar-se dos nossos dados.

Ora na lista estão estas apps que deve remover agora mesmo, Auto Picture Cut, Color Call Flash, Square Photo Blur, Square Blur Photo, Magic Call Flash, Easy Blur, Image Blur, Auto Photo Blur, Photo Blur, Photo Blur Master, Super Call Screen, Square Blur Master, Square Blur, Smart Blur Photo, Smart Photo Blur, Super Call Flash, Smart Call Flash, Blur Photo Editor, Blur Image.

Olhando para os nomes parece haver im tema em comum entre estas apps, conforme já tinhamos referido. Dizem todas respeito a editores de fotografia cujo objetivo principal parece ser o efeito de desfocagem.

Uma vez que o ícone não aparece, deverá removê-las a partir das definições do smartphone. Para isso, aceda a essa secção e posteriormente carregue em aplicações. Depois novamente em aplicações e na barra de pesquisa logo acima procure pelos nomes que referimos. Sempre que for encontrada alguma remova-a de imediato. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

1 COMENTÁRIO

Leia também

Nokia 9.3 PureView 5G: é desta que temos um topo de gama?

Já se falou tanto acerca de um possível topo de gama da Nokia que o assunto até já está meio gasto. Infelizmente nunca chegámos...

Spider-Man Miles Morales é mais pequeno na PS5 do que na PS4!

Como deve saber, o tamanho dos jogos tem aumentado a um ritmo alucinante, especialmente na geração das consolas PS4 e Xbox One... Afinal de...

Google Maps: prepare-se porque tudo vai mudar!

Até aqui o Google Maps não sofreu grandes alterações ao nível do design, mas isto não quer dizer que não possa mudar. De facto,...

Sabia que, na teoria, as RTX 30 deveriam de ser mais poderosas?

As recentes RTX 3070, RTX 3080 e RTX 3090 impressionaram forte e feio tanto no campo da performance como no preço! Ao fim ao...

Galaxy S30 já bateu um recorde e prepara-se para bater outro!

A Samsung parece estar a preparar-se para bater muitos recordes com o Galaxy S21, ou se preferir, com o Galaxy S30. Logo à partida...