Parece que as más notícias ainda não terminaram para os possuidores do mais recente topo-de-gama da Google – o Pixel 4. Para além de ter um ecrã que só funciona com a frequência de 90Hz em algumas ocasiões e baixa para os 60Hz noutras, parecem haver novas limitações neste equipamento. Problemas no ecrã? Não serão já problemas a mais?
Google Pixel 4: afinal há mais uma espécie de problemas no ecrã!
O editor do conhecido fórum XDA Developers detetou que o brilho máximo do Google Pixel 4 é de apenas 450 nits. Ou seja, uma capacidade de brilho muito menor, comparativamente a outros topos de gama de 2019. Apenas para comparar, a maioria dos topos de gama de 2019 tem uma capacidade de brilho entre os 600 e os 700 nits.
![]()
Isto leva-nos a pensar que talvez o topo-de-gama da Google não tenha o brilho suficiente para uma boa utilização no exterior, especialmente com luz solar direta à mistura. Se assim for, porque motivo a Google apostou neste brilho mais baixo?
A verdade é que o ecrã do Pixel 4 não fica nada atrás dos outros topos de gama. Esta é a boa notícia. A má é que parece existir um problema ao nível do software.
A Google está de facto a limitar o brilho do dispositivo com o objetivo de poupar bateria.
O motivo é simples. É que a quarta geração do Pixel veio com uma bateria de 2800mAh. Pessoalmente acho isto inacreditável e é de facto das capacidades mais pequenas que temos visto nos últimos anos. É que a maioria dos fabricantes tem apostado recentemente nos 4000 mAh. Isto até nos gama média.
![]()
As limitações de software aplicadas pela Google são ainda mais óbvias quando vemos vídeos HDR. Nessa altura, o Pixel esquece os limites e passa para um brilho completo. Isto para mostrar o maior alcance dinâmico possível. Quando deixamos de ver os vídeos voltamos a uma capacidade de brilho máxima de 450 nits.
No entanto há boas notícias para quem não gosta desta limitação no brilho!
É que agora é possível modificar-se o kernel para permitir selecionar as definições de brilho. No entanto, para que isto aconteça são necessários privilégios de root o que invalida a garantia.
Com esta definição é possível ativar sempre os 610 nits. No entanto, vai-se notar uma grande diminuição na pequena bateria.
Leia também:
Android vs iOS – Qual é o melhor sistema operativo do mercado?
Fossil Gen5 – Finalmente! Um peso pesado para o mercado WearOS
Xiaomi Mi 9T Pro – Faz sentido comprar smartphones de 1000€?

