A Inteligência Artificial está a mudar a forma como utilizados os nossos dispositivos no dia-a-dia. Está a ser uma adaptação lenta, mas está mesmo a acontecer. Porém, até agora, a maior parte das interações com a IA nos smartphones resumiam-se a escrever comandos ou dar ordens por voz. Isso acabou de mudar. Se quiser claro.
Ou seja, com a chegada do Gemini Live, já disponível nos Pixel 9 e nos novos Galaxy S25, a conversa com o telefone muda, e muda para algo muito mais sofisticado.
Gemini Live: uma IA que vê e responde em tempo real!
A grande novidade aqui é simples, mas poderosa! Ou seja, a partir de agora, podemos ter conversas visuais com a IA. Basta apontar a câmara para alguma coisa, carregar no botão lateral… e… Começar a falar.
O Gemini Live “vê” o que está à sua frente e responde de forma natural, como se estivéssemos a falar com alguém que está ao nosso lado. Um amigo. Um colega. Ou até um “co-piloto” (ahah!).
Imagina que, queres saber se aquela camisola combina com as calças? Estás com dúvidas sobre que detergente escolher no supermercado? Ou queres ajuda a navegar num site confuso? O Gemini Live está lá para ajudar, sem precisar de comandos escritos ou perguntas complexas.
É só apontar e perguntar.
Está disponível para todos? não. Apenas se tiveres o equipamento certo.
A funcionalidade começou a chegar aos Pixel 9 da Google e à série Galaxy S25 da Samsung, mas o objetivo é alargar a tecnologia a mais dispositivos da linha Galaxy com suporte ao Gemini. E sim, é gratuito (por enquanto).
Conclusão
A corrida pela melhor IA móvel está cada vez mais acesa, e tanto a Google como a Samsung parecem estar um (ou mais) passo(s) à frente da Apple e da Amazon, que continuam presas ao universo dos comandos por voz com a Siri e a Alexa.
Agora que o smartphone começa finalmente a ver o mundo como nós o vemos… resta saber: vamos mesmo começar a falar com ele de forma natural? Ou ainda vamos demorar a habituar-nos? Isto é algo que vai mesmo querer usar no dia-a-dia? Ou é apenas e só estranho? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.