Como é costume, a Google acabou de puxar dos galões no I/O deste ano, e mostrou que não está mesmo para brincadeiras. Ou seja, se alguém ainda tinha dúvidas sobre quem lidera o caminho da inteligência artificial dentro do ecossistema Android, o Project Astra veio dissipar todas as dúvidas.
Aliás, estamos a falar de uma evolução tão grande que deixa os assistentes atuais a parecer brinquedos.
O Astra já não é um chatbot. É algo com cérebro!
Caso não saiba, o Astra já era o cérebro por trás do Gemini Live, ao trazer funções de câmara e partilha de ecrã. Porém, agora a Google subiu a fasquia.
Ou seja, durante a apresentação, vimos o Astra a correr num Pixel 9 Pro, a ser usado para… consertar uma bicicleta. Mas calma, isto não foi só pedir dicas básicas.
O utilizador apontou a câmara para a bicicleta e pediu ajuda. O Astra identificou o modelo, abriu automaticamente o manual certo e até destacou as partes relevantes diretamente no ecrã. Tudo isto sozinho. Sem toques, sem comandos complexos. Só a ter em conta o contexto à sua frente.
Ou seja, estamos a falar de um assistente que não só ouve e responde, mas age. Pensa! E faz tudo isto com uma fluidez que começa a roçar o assustador.
Fala por ti, mexe no telemóvel por ti, e até lê o mundo à tua volta!
Mas isto vai muito além de controlar o ecrã.
O Project Astra também é capaz de fazer chamadas e ter conversas em teu nome, analisar contextos visuais em tempo real, identificar objetos, ler salas, evitar obstáculos. Uma espécie de sexto sentido digital com utilidade brutal para quem tem dificuldades visuais.
A Google chama-lhe “Action Intelligence”. O Astra controla apps, conversa de forma natural, ajuda-te a fazer compras, toma decisões e responde de forma proativa. É o próximo nível, e é assustador.
Vem aí uma app autónoma… e o resto vem atrás!
A Google quer lançar uma app standalone do Astra para testes mais alargados antes de fundir tudo no Gemini Live. A ideia é transformar esta tecnologia no verdadeiro assistente universal da empresa, transversal a smartphones, óculos, carros, TVs e tudo o que mexa com Android.