Inicio Especiais Google Maps para Android: já experimentou estas funcionalidades?

Google Maps para Android: já experimentou estas funcionalidades?

O Google Maps para Android é talvez a melhor opção que temos para encontrarmos um determinado local com toda a precisão. De facto, é das ferramentas mais úteis da Google e serve diariamente para levar milhões de pessoas a casa. No entanto, para além das funções que estamos mais habituados a usar, existem outras que podem ser um verdadeiro salva-vidas. É destes segredos no Google Maps de que vou falar já a seguir.

Google Maps para Android: já experimentou estas funcionalidades?

Parar em alguns pontos antes de chegar ao principal

De certeza que já lhe aconteceu estar a caminho de casa, mas teve de passar em algo primeiro e num sítio que até nem conhece bem. Ora com a funcionalidade de destino múltiplo consegue adicionar um ponto de paragem a meio do caminho. Nem, um não uma vez que o sistema suporta até novo. Tudo, sempre com as melhores sugestões para não ficar preso em algum engarrafamento.

Google Maps para Android

Tudo é muito simples.

Carregue no botão azul que diz Ir.

Depois escolha o destino e o ponto de partida.

Posteriormente clique nos três pontos que estão no lado direito do ecrã e escolha a opção Adicionar Paragem.

Agora só tem de adicionar a paragem e dar um toque em concluído.

Guardar localização do estacionamento é para alguns um dos melhores segredos do Google Maps

Esta é uma funcionalidade muito útil para quem normalmente se esquece onde estacionou o seu veículo. No entanto, ninguém está livre disto acontecer.

Google Maps para Android

Muito útil, esta função está disponível à distância de uns poucos toques.

Abra o Google Maps para Android e pressione o botão de localização azul disponível no canto inferior direito. Verá um ponto azul no centro do ecrã. Carregue nesse ponto azul e escolha a opção Guardar o local de estacionamento.

Assim nunca se vai esquecer de onde parou o seu carro.

Partilhar localização

Esta é outra funcionalidade muito útil. À semelhança da possibilidade de partilha de localização no WhatsApp, também esta pode ser útil para dizermos onde estamos a familiares e amigos.

Ativar esta função é muito simples. Basta apenas carregarmos nos três traços do lado esquerdo no Google Maps, também conhecido como menu hambúrguer e posteriormente carregarmos na opção Partilha de localização.

Google Maps para Android

Depois podemos definir durante quanto tempo vamos partilhar a localização e resta-nos escolher com quem. Ao nível do tempo, podemos estar sempre a partilhar ou apenas partilhar até uma determinada hora e dia.

Modo incógnito

Na lista de segredos do Google Maps para Android, este modo pode dar muito jeito se quisermos fazer uma surpresa a alguém. Especialmente alguém que mexe no nosso smartphone com vontade de descobrir por onde andámos.

Para ativar o modo incógnito selecione-o através do menu que surge quando carrega na sua fotografia de perfil. Entretanto, a nova funcionalidade pode ser desativada a qualquer altura. É que muitas vezes pode dar jeito manter este modo desativado. Especialmente para recebermos sugestões personalizadas. São elas recomendações ao nível de restaurantes e outros aspectos igualmente interessantes.

Poupar dados

Há muito tempo que o Google Maps tem funcionalidades offline, mas nem todos repararam nisso. A navegação offline do Google Maps, é basicamente o download de certas rotas ou mapas no conforto do nosso lar, antes de começarmos a viagem.

Vamos imaginar que quero fazer o download dos mapas para uma determinada zona. Para isso utilizamos o menu hambúrguer do lado esquerdo e escolhemos a opção Mapas offline.

Google Maps para Android

Depois podemos carregar em selecione o seu próprio mapa. Nessa altura só temos de usar os dedos para indicar a área que queremos abranger nos mapas offline. Quando isso estiver feito é-nos indicado o espaço que irá ser utilizado. Depois resta-nos carregar em transferir.

Evitar portagens no Google Maps

Se quer compensar o que gastou nas prendas, poupando noutros lados, então talvez esteja interessado na opção de evitar portagens. No entanto atenção porque este evitar portagens poderá adicionar alguns kms ao seu trajeto.

Google Maps para Android

A primeira coisa que terá de fazer é escolher o ponto de partida e de chegada. Posteriormente deverá carregar nos 3 pontos no canto superior direito.

Em seguida escolha opções de trajeto como mostra a imagem.

Agora é só escolher evitar portagens e carregar em concluído.

Entretanto encontra outras dicas aqui. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Windows 10: atualizações estão a falhar veja como resolver!

Quando a Microsoft lança o update do Patch Tuesday para o Windows 10 com patches de segurança, normalmente é recomendado que faça rapidamente a...

Spotify acaba de receber uma novidade nos podcasts!

O Spotify pode ser ultra-experiente no que diz respeito ao streaming de música. No entanto, é mais novata no que diz respeito ao mundo...

God of War Ragnarok vai impressionar na PS5 (e na PS4 também!)

O estúdio de Santa Mónica teve um pequeno 'tease' para oferecer no dia em que a Sony anunciou finalmente o dia e preço de...

Google Maps vai dizer-lhe onde anda o COVID-19!

A Google tem colocado lembretes, avisos e informações acerca do COVID-19 em muitos dos seus serviços há já algum tempo. De facto, dificilmente conseguimos...

Stranger Things vai acabar mal! Afinal quem vai morrer?

Caminhamos a passos largos para a quarta temporada de Stranger Things. Assim, são cada vez mais as notícias sobre possíveis acontecimentos que começam a...