Google Maps Offline: como usar o GPS da Google sem gastar dados

Google Maps Offline – Há muito tempo que o Google Maps tem funcionalidades offline! No entanto, nem todos os utilizadores da aplicação, repararam nisso. É que na maioria dos casos é só introduzirmos o destino e arrancarmos. Por isso, vamos tentar explicar um pouco como a coisa funciona… O Google Maps Offline, consiste basicamente, no ato de fazer o download de certas rotas ou mapas no conforto do nosso lar, antes de começarmos a viagem. Desta maneira, é possível fazer a navegação para qualquer parte do mapa previamente transferido, sem gastar dados móveis.

Google Maps Offline: como usar o GPS da Google sem gastar dados

Termos alguns mapas offline é mesmo algo muito importante. Isto porque nos ajuda a evitar surpresas no caso de ficarmos sem Internet durante o percurso ou termos algum problemas de conectividade. Felizmente podemos ter sempre um plano de backup que consiste na utilização de mapas offline. Para além disso ainda ficamos com a mais valia de podermos poupar dados.

Fazê-lo é muito simples e podemos até definir facilmente a área de que necessitamos

Dito isto só temos de abrir o Google Maps e a seguir carregarmos na nossa foto de perfil que está no canto superior direito.

Depois temos de carregar na opção Mapas offline.

Google Maps não saia

Nessa altura tudo o que temos de fazer é carregar na seta azul que está ao lado da frase Selecione o seu próprio mapa.

Entretanto na próxima janela pode definir a área que pretende descarregar. Não é só escolher uma zona pequena. Utilizando a possibilidade de juntar ou afastar os dedos é possível definirmos uma área muito maior. Depois é só carregarmos em transferir.

Google Maps não saia

A seguir é só esperarmos que o download chegue ao fim. Deste modo se algo correr mal e não tivermos conetividade conseguimos sempre navegar sem problemas.

Google Maps não saia

Todavia, como podem ver nos meus mapas, tenho uma informação que me diz os dias que tenho até o mapa expirar.

Portanto, isto acontece, para que a aplicação possa assegurar que os mapas estão actualizados.

Assim, depois do download, terá 30 dias para os usar. Passados estes dias, basta actualizar no mesmo menu que acedemos para os criar.


Nota do Redator – É importante atualizarem! Para não acontecer o que já me aconteceu uma vez em Benfica com o meu velhinho TomTom… Eu completamente perdido e o GPS dizia “Saia na terceira saída na rotunda”.

Pois… o problema é que não existia rotunda! Por isso, não se esqueça de actualizar.


Download

Em suma, uma funcionalidade muito importante, numa aplicação que está em constante evolução.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também