Os mapas personalizados são uma função muito interessante do Google Maps. Especialmente se os pretendermos partilhar com outras pessoas. Podemos fazer um mapa de bons restaurantes para mostrar aos nossos amigos. Ou no caso de uma empresa marcar uma rota de distribuição para partilhar com os colaboradores. As funções são realmente muitas. Vamos então explicar-lhe como pode aproveitar agora mesmo esta função.
Dito isto, existem duas formas de os criar.
Google Maps: veja como criar os seus mapas personalizados!
Ora se estiver no computador terá de visitar esta ligação.
Posteriormente carregue em Criar um novo mapa.
Entretanto na nova janela terá de dar um nome ao mapa carregando em Mapa sem título. Depois verá que sensivelmente a meio e debaixo da caixa de pesquisa tem várias opções.
Uma delas é colocar os famosos pins para identificar locais. Assim, clique aí para adicionar o pin a uma determinada zona. Depois coloque uma descrição. Quando estiver concluído carregue em Guardar. Esta “camada” que corresponde a um dos pontos vai aparecer no lado esquerdo do ecrã.
Pode personalizar de uma forma muito simples o pin que colocou. Mudar a cor, adicionar tags, enfim o que achar que faz sentido para facilitar a identificação. Pode também utilizar ícones para indicar que tipo de local é.
Adicionar direções nos mapas personalizados
Entretanto, outra caraterística interessante é a possibilidade de adicionar direcções.
Tem o ícone alusivo a setas de trânsito onde terá de carregar para surgir essa opção. Depois é so indicar o ponto A (origem) e o ponto B (destino). Atenção que pode introduzir várias direcções. Exemplo, Restelo até Ericeira. Depois Ericeira até ao Bar da Praia.
Entretanto é também possível personalizar tudo e mais alguma coisa.
Adicionar diferentes tipos de trajeto nos mapas personalizados
Outro aspeto interessante é que é possível adicionar diferentes tipos de trajetos. Ou seja, adicionar trajeto de carro, a pé ou bicicleta.
Assim quando o mapa estiver concluído vai ter de o partilhar. Assim clique nos três pontinhos que surgem à frente do nome do mapa. Depois é possível copiar o mapa, abrir, mover para o lixo e até é possível incorporar no seu site. Como vê é fantástico para utilizar em eventos.
Entretanto no smartphone é exatamente o mesmo e como tal se tiver um dispositivo Android procure pela app os meus mapas na Play Store. Depois é so descarregar e instalar.
Quando abre a App recebe um pequeno tutorial de como utilizar esta aplicação.
Entretanto, por exemplo, se quisermos editar este mapa podemos adicionar novos pontos e também editar as camadas.
Assim, com tudo concluído resta-nos partilhar.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!