Google Maps está a fazer um grande erro! Já deu conta?

Utilizar uma aplicação de navegação quando se está na estrada é o que quase toda a gente faz hoje em dia. No entanto estas aplicações são úteis para mais do que apenas obter direções do ponto A para o ponto B. O Google Maps suporta a comunicação de incidentes há já algum tempo. Mas a verdade é que a funcionalidade está a tornar-se essencialmente inútil devido a negligência. Na prática o Google Maps está a fazer um grande erro.

Google Maps está a fazer um grande erro! Já deu conta?

O Google Maps introduziu pela primeira vez o suporte para relatos de incidentes em 2019. A função permite que os utilizadores relatem radares de velocidade e acidentes, e rapidamente se expandiu para incluir mais incidentes e obstruções, incluindo obras, faixas encerradas e muito mais. Como o Maps é uma das aplicações mais utilizadas, é uma ideia incrivelmente útil!

Mas, quase cinco anos depois, a funcionalidade parece ter sido desperdiçada.

Com a comunicação de incidentes no Google Maps, os utilizadores podem enviar estas comunicações. Isto enquanto navegam na estrada a partir de um pequeno menu colocado no lado direito do ecrã. É rápido e fácil, mas só funciona a partir do ecrã do telemóvel. Se estiver a utilizar o telemóvel para visualizar a navegação, tem acesso rápido e fácil. No entanto, isto está a tornar-se cada vez mais frustrante.

Google Maps, Semáforos

À medida que avançamos e cada vez mais pessoas adquirem novos veículos, o Android Auto e o CarPlay são comuns na estrada. Estes sistemas trazem as aplicações essenciais dos nossos smartphones para o ecrã do automóvel, onde são geralmente mais seguras de utilizar e mais fáceis de ver. Mas o Google Maps, por qualquer razão, continua a ignorar a comunicação de incidentes nestas plataformas. Isto tem sido uma queixa recorrente dos utilizadores desde 2019, mas até hoje, a função ainda não chegou ao Android Auto ou CarPlay, e ainda não parece haver uma boa razão para isso.

- Advertisement -

Enquanto isso, o Waze continua a oferecer suporte para estas comunicações em ambas as plataformas. Aliás, recentemente, o Waze renovou a sua funcionalidade de relatos e essa atualização ficou rapidamente disponível para os utilizadores do Android Auto e do CarPlay.

Sem o suporte para estas plataformas, a comunicação de incidentes no Google Maps está a ter uma morte lenta, dolorosa e desnecessária. O Waze vai ter sempre uma comunidade mais ativa de condutores que fazem estes relatos, uma vez que esse é o foco principal da aplicação. Mas a decisão da Google de não suportar esta funcionalidade na experiência do Google Maps que cada vez mais pessoas estão a utilizar nos seus carros está a deixar a funcionalidade em segundo plano. À medida que menos pessoas a utilizam, menos pessoas saberão que ela existe.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.