Google Maps e Gmail acabam para alguns e ninguém dá conta!

O Google Maps e o Gmail são aplicações que são utilizadas por milhões de pessoas. Um porque nos ajuda a estarmos sempre atentos ao email. O outro porque nos faz chegar sempre a horas, mesmo a sítios que não conhecemos. Agora o Gmail e o Google Maps acabam para vários mas isto talvez nem vá ser notado. Entretanto e apesar de alguns sites terem referido que isto vai afetar milhões de pessoas não me parece que seja bem assim.

Google Maps e Gmail acabam para alguns e ninguém dá conta!

É já a partir de 27 de Setembro que o Google Maps, o Gmail e até o YouTube vão deixar de funcionar nos equipamentos mais antigos, sobretudo devido a questões de privacidade. Isto já foi confirmado pela própria empresa americana.

Assim, os smartphones afetados são aqueles que estão a correr o Android 2.3. É uma versão conhecida como Android Gingerbread.

Este sistema operativo que foi da versão 2.3 à 2.3.7 foi lançado a 06 de dezembro de 2010. Ou seja, já passaram 11 anos. Estreou-se com um smartphone da Google, chamado Nexus S que até foi o primeiro a chegar com a função NFC embutida.

Mas ainda há pessoas a utilizar este sistema operativo?

Sabe-se que em 2020 a Google revelou que 0.2% de todos os dispositivos Android ainda corriam este sistema operativo. Não é um número assim tão pequeno comparativamente ao que podíamos pensar.

No entanto agora bloqueia-se todos esses equipamentos. Assim já não acedem aos serviços da Google nem às aplicações que referi acima.

A Google diz que o objetivo é manter os utilizadores seguros.

Mas ao mesmo tempo há outros equipamentos um pouco mais recentes que vão perder o acesso à Play Store!

A Google anunciou recentemente no seu blogue oficial que vai deixar de suportar os Google Play Services, nos smartphones que estão a correr o Android Jelly Bean. Ou seja isto abrange os equipamentos entre a versão 4.1 e 4.3. A gigante dos motores de busca afirmou que isto aconteceu porque o Jelly Bean representa agora menos de 1% do universo Android. De facto, a taxa de utilização situa-se nos 0.7%.

Android acesso Play Store

Assim o último lançamento para esta plataforma serão os Play Services v21.30.99 que chegam em Agosto. Depois disso acabou.

Lembro que o Android Jelly Bean (4.1) chegou em Julho de 2012. Dito isto, chegou com muitas novidades que na época mereceram bastante destaque. Falo das notificações expansíveis, áudio USB e uma melhor interface.

Entretanto a versão 4.2 do Android chegou em Novembro de 2012. As principais melhorias nesta versão foram um ecrã de bloqueio melhorado e suporte para várias contas de utilizador. Por fim, o Android 4.3 foi lançado em Julho de 2013 e chegou com Bluetooth LE e uma nova app de câmara.

O terminar do suporte destes serviços é o fim do mundo?

Não, porque só 0.7% das pessoas é que ainda usam esta versão. Para além disso já não deve ter capacidade de correr várias aplicações que estão disponíveis na Play Store. Seja como for é óbvio que haverá de chatear sempre alguém.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Windows 11 Build 22000.194 (KB5005635) já está disponível!

O Windows 11 Build 22000.194 (KB5005635) está disponível para todos os que estão inscritos no programa Windows Insider. Não é o maior update do...

Memória RAM DDR5 vai desiludir no início do seu ciclo de vida

Como deve saber, a memória RAM DDR5 está prestes a chegar ao mercado! De mãos dadas com a nova família de processadores Intel Core...

Sir Clive Sinclair: morreu o grande pai do ZX Spectrum!

Hoje é um dia triste, especialmente para quem é fã do Spectrum ou teve a sorte de conviver com este computador fantástico. É que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!