Google decidiu mudar o nome que dá ao Android… Mas porquê?

A Google decidiu fazer grandes mudanças à nomenclatura das novas versões do seu Sistema Operativo Android. Mas porquê? Qual é a importância do nome do Android? Em boa verdade, o Android chamar-se Q, Quiabos, Quinoa ou apenas versão 10, é pouco importante para o utilizador comum.

Afinal de contas, as funcionalidades do Android 10 (Q) vão ser exatamente as mesmas! O que nos faz pensar… Porquê mudar agora?

Portanto, o Android Q não mudou nada em relação à semana passada. Foi apenas uma mudança de nome. Contudo, existe toda uma equipa e estratégia por detrás desta pequena mudança… Que pelos vistos, já andava a ser pensava há muito tempo.



Android Q Developer Preview 4 já

Ainda se lembra do Android Marshmallow? Ou Android KitKat? Tem sido tradição para a Google, dar o nome de um doce engraçado às versões do SO. A ideia sempre foi fazer com que o Android fosse diferente, fosse no fundo mais divertido.

O ser diferente de todos os outros, fazia parte da mensagem do Android! Mas as coisas parecem ter mudado nos últimos anos.

As razões que levaram a Google a mudar o nome do Android

Android Pie

Algo é apenas algo… Seja um cão, um smartphone ou um até um Sistema Operativo. Contudo, dar o nome a algo, eleva-o a um patamar diferente. Ou seja, a Google sempre deu um nome especial às versões do Android, para o tornar especial.

Em suma, dar o nome a um produto, dá-lhe algum significado! No caso do Android, individualiza cada versão, para que todo o software seja para o utilizador algo completamente diferente. (O Android 7 parece ser mais diferente que o Android 6, etc…)

Se o objetivo da Google era tornar o Android mais especial, porquê esta mudança repentina?

Android

Os tempos mudam, por vezes de forma bastante rápida, especialmente no mundo da tecnologia. Por isso, enquanto deu jeito à Google dar um sentimento mais especial ao Android, a coisa foi-se mantendo… Mas parece que agora se tornou algo um pouco incómodo.

O Sistema Operativo Android já está no mercado há mais de 10 anos. É na verdade, o SO móvel mais utilizado no mundo. É no fundo, algo super importante para o mercado, e por isso, tem muitos olhares em cima.

Portanto, não é grande novidade, que a Google é uma das empresas com mais críticos à perna. O que parece ser notório no mais recente anúncio, em que foi dito:

“Como um sistema operativo global (Android), é importante que estes nomes sejam claros, e que façam sentido para todos no mundo.”

Ou seja, a Google não quer ‘personalizar’ o Android, para não dar a sensação que está a dar primazia a certos mercados. No fundo, que não está a ser mais simpática para uns, do que para outros. Afinal… Os nomes são muitas vezes regionais. E por isso, a gigante da pesquisa não correr novamente o risco de ser mal interpretada.

Uma mudança que está a ser planeada há muito tempo!

A Google começou a preparar esta mudança há muito tempo… Mas era importante acertar no timing correto. Visto que para muitos dos fãs do SO Android, o nome de sobremesas era algo engraçado, que deveria continuar.

Aliás, como deve saber, cada vez que existe um lançamento de um novo Android. Os utilizadores passam meses a especular que nome de sobremesa irá ser utilizado.

Dito tudo isto, é possível ver que até nos lançamentos mais longínquos, a Google começou a dar alguma primazia ao número, em vez do nome.

Primeiramente, as versões Jelly Bean e KitKat vinham com o nome na mesma frase. Contudo, a partir da versão 5.0, é possível ver que a Google optou por meter “Android 5.0, Lillipop”. Na versão 6.0, já podemos ler “Android 6.0 Marshmallow” sem a ‘vírgula’. Uma tendência que continuou até ao Android 8.0.

O Android Pie foi assim, o início do fim!

No ano passado, presenciámos a chegada do Android 9 Pie! Ou seja, já nem existiu ‘.0’. O que para muitos, significou uma prontidão por parte da Google, para uma mudança grande.

O que acabou por acontecer agora, com o anúncio do Android 10.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Fonte

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Novos emojis em 2021/2022 vão incluir ‘Homem grávido’

Vamos ter uma atualização no 'set' de emojis que utilizamos no nosso dia-a-dia, com o Emijo 14.0, da Unicode, a trazer 37 novidades... Entre...

Bateria do iPhone 13 é superior, especialmente nos modelos Pro

Como é óbvio, em cada nova geração de um certo produto, vamos ter mais performance, mais fluidez, e claro, maior autonomia. Por isso, saber...

Alerta Windows 10: apague agora mesmo a sua password!

A Microsoft acaba de lançar o alerta para milhões de utilizadores do Windows 10 e pede que as pessoas apaguem as suas passwords. Atenção,...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!