Google Gemini está a ser utilizado para cometer crimes

Independentemente das preocupações práticas que possam ter fundamento, a inteligência artificial é extremamente interessante. Os Chatbots e LLMs como o Google Gemini e o ChatGPT são portas de entrada para aplicações únicas de IA. Entretanto ver como funcionam internamente pode ocupar-nos durante horas. Assim da mesma forma que podemos utilizar o Google Gemini para resolver problemas matemáticos complexos ou e-mails profissionais, estes chatbots podem ser utilizados para crimes. É exatamente isso que está a acontecer. Como tal traz novos contornos aos prós e contras da utilização da IA na vida quotidiana.

Google Gemini: a inteligência artificial pode ajudar a cometer crimes

O Google Threat Intelligence Group publicou um artigo no blogue do Google Cloud (via Android Police), a 29 de janeiro, sobre a utilização indevida das capacidades de IA generativa do Gemini. É um artigo abrangente que cobre toneladas de pontos de dados, incluindo a discussão de quem são os atores gerais no uso criminoso do Gemini e de onde eles vêm. A Google reconheceu que grupos criminosos apoiados por governos da China, Rússia, Coreia do Norte e Irão têm usado o Gemini para fazer reconhecimento de “alvos prováveis”, ajudar na codificação e resolução de problemas, evitar a deteção e aumentar os privilégios. É um fascinante mergulho profundo em preocupações muito reais sobre quem tem acesso a tecnologia que é, no fundo, neutra na sua moralidade.

google lança nova aplicação gemini no iphone! experimente

Os criminosos que utilizam a tecnologia para atingir os seus objectivos nunca deixarão de o fazer. Como tal continuarão este comportamento à medida que as ferramentas de IA forem sendo adoptadas. Já lá vão os dias dos e-mails de phishing mal redigidos. No seu lugar, surgem os esquemas de IA que utilizam coisas como clonagem de voz, deepfakes, falsas análises de produtos e falsas ofertas de emprego para capturar as suas vítimas. É importante tornar-se alfabetizado em IA, aprendendo a reconhecer imagens geradas por IA, a evitar esquemas de emprego online, a saber se está a falar com um chatbot de IA e, simplesmente, a ser mais cauteloso online.

Uma nova versão está a chegar

Enquanto estas questões continuam a combater-se e a Google continua a produzir actualizações do Gemini. O Gemini 2.0 Flash está agora a chegar a todos. Nisto inclui-se os utilizadores gratuitos, e promete respostas melhoradas para tarefas de escrita, aprendizagem e brainstorming. Há muitas formas de utilizar a IA para simplificar partes da nossa vida quotidiana sem exagerar. Entretanto quer queiramos quer não, o comboio já saiu da estação. A IA faz parte das nossas vidas. Como tal continuará a ser injectada em todo o lado. Assim aprender a trabalhar com ela em vez de contra ela se tornará fundamental.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
 
Share to...