Com os novos Pixel 8, a Google resolveu avançar com o lançamento do Magic Editor para o Google Fotos, uma funcionalidade inovadora baseada em IA, que já tinha sido anunciada na Google I/O 2023. O que é isto? Bem, é um editor avançado, capaz de levar a popular app de Galeia de Imagens a um nível completamente novo, ao permitir fazer muita coisa de forma automática, mesmo que você não saiba muito bem o que está ali a fazer.
É uma das funcionalidades mais interessantes dos novos smartphones da gigante Norte-Americana, mas, sendo puramente software, poderá chegar a outros aparelhos num futuro breve.
Na minha opnião, pode vir a revolucionar a captura de imagem no mundo Android.
Google Fotos tem um Editor Mágico! O que é isto?
Portanto, o Magic Editor, bem como muitas das funcionalidades extra do Google Fotos, pertencem a um pacote generativo tendo como base a famosa Inteliência Artificial. A ideia é utilizar IA para melhorar as suas capturas, ou até mudar um pouco a realidade para ficar mais ao seu gosto.
É por isso possível mudar objetos de sítios, mudar o seu tamanho ou cor, mudar a cara das pessoas consoante as capturas existentes no seu smartphone, ou receber sugestões de ambientes mais “vivos” para elevar as suas capturas a um nível completamente novo, apesar de longe da realidade.
Entretanto, há quem diga que o Magic Editor do Google Fotos é uma funcionalidade exclusiva Pixel, e deverá continuar assim durante algum tempo. Pessoalmente, não acredito que a Google fosse desenvolver uma funcionalidade tão poderosa, e capaz de fazer tanto pelas nossas fotos, para a “bloquear” apenas para os seus aparelhos.
A Google é uma empresa focada no software primeiro, e no hardware depois.
Acredito que numa primeira fase, este Google Fotos mais avançado seja um exclusivo Pixel 8 sim, e que aos poucos vá sendo libertado para mais e mais aparelhos. Mas exclusivo para sempre? Não acredito.
Afinal de contas, o Google Fotos é uma das aplicações de galeria e edição de imagens mais populares do planeta. Aliás, até já tem algumas funcionalidades interessadas bloqueadas através da subscrição Google One. Na minha opinião seria um trunfo demasiado bom para não o disponibilizar a mais smartphones. (Especialmente se tiver o potencial para trazer mais dinheiro para o ecossistema!)
Aliás, esta é uma das coisas boas que a Google tem feito. Parte do processamento, parte das novidades, são puramente software. Como tal, podem ser levadas a outros aparelhos do ecossistema!
Agora resta esperar por novidades.