Se adquiriu um plano de armazenamento Google One para um iPhone ou iPad da Apple, pode ter recebido uma mensagem do gigante dos motores de busca. Esta empresa afirma que um erro levou a uma contagem imprecisa de uploads de vídeo e imagem no armazenamento na cloud. O bug das fotos, que criou problemas para os utilizadores ao longo deste ano, foi corrigido e o Google está a disponibilizar um reembolso para aqueles que foram creditados por usarem mais armazenamento do que realmente usam. Entretanto a equipa do Fotos afirmou que o bug afetou um número limitado de utilizadores. Será que o Google Fotos, ou melhor, a Google lhe deve dinheiro?
Google Fotos: a Google pode estar a dever-lhe algum dinheiro!
Esta falha não está de modo algum relacionada com a segurança dos conteúdos na cloud. De facto, só diz respeito ao espaço de armazenamento.
Como sabe todos têm 15 GB de armazenamento na cloud sem custos, entre Gmail, Drive e Fotos. Quando ultrapassa tem disponíveis 100GB de espaço no Google One por 1,99 Euros. Lembro que podemos ter até 2TB de armazenamento na cloud.
A questão aqui é que os números imprecisos acerca do espaço ocupado podem ter levado os assinantes a pagar por um plano maior, mesmo que não precisassem dele. Entretanto a gigante dos motores de busca diz que solicitou um reembolso da App Store. Isto em nome dos clientes afetados pelo bug. O reembolso é para taxas de assinatura do Google One de 8 de janeiro a 20 de outubro.
A Google revela que este bug afetou apenas utilizadores iOS do Google One como revela o site Phonearena. Entretanto este problema já está corrigido. Assim, os contadores de armazenamento no Google Fotos e outras aplicações já revelam números precisos.
Se tiver alguma questão pode sempre contactar o suporte do Google One.
Entretanto há mais uma questão abordada pelo Google. Isto não vai afetar o estado atual de subscrição do Google One. Ou seja, o utilizador não tem de fazer nada. Ainda assim, caso não necessite de armazenamento adicionar depois da resolução deste bug, pode sempre cancelar a subscrição.
A propósito disto, lembro que no próximo ano, a Google já não vai oferecer espaço de graça no Google Fotos. Assim, o armazenamento ilimitado chega ao fim e tudo vai contar para o preenchimento do espaço dos 15GB.
Seja como for, o que é certo é que se a Google lhe deve algum dinheiro, mesmo devido ao Google Fotos, vai restituí-lo.