Inicio Android Google Fotos para Android: cuidado não fique sem as fotografias!

Google Fotos para Android: cuidado não fique sem as fotografias!

Por defeito, o Google Fotos no Android cria cópias de segurança de todas as fotos e vídeos. No entanto, nem sempre tudo se processa da forma como queremos. É que em muitos casos pensamos que tudo está realmente guardado e depois temos uma surpresa. É que nem sempre esta app guarda tudo o que gravámos.

Google Fotos para Android: cuidado não fique sem as fotografias!

No entanto é possível voltar a ativar tudo manualmente e certificar-se que todos os conteúdos estão a ser guardados. Atenção que as instruções que vamos dar a seguir já dizem respeito à nova versão do Google Fotos que foi lançada agora.

Vamos então começar por ver o estado dos backups no Google Fotos.

Comece por abrir a app Google Fotos no seu smartphone Android. Em baixo clique na opção Biblioteca.

Google Fotos Android

Agora deverá carregar onde diz Gestão. Está no canto superior direito como mostra a imagem abaixo.

Google Fotos Android

Agora eventualmente vai-lhe aparecer muita coisa. Deslize até ao final da página e procura pela opção Criar uma cópia de segurança das pastas do dispositivo.

Google Fotos Android

Agora vai verificar que em muitas delas surge uma nuvem cortada. Ora isto significa que a cópia de segurança deixou de ser feita para essas pastas ou nem nunca foi.

Google Fotos Android

Para ativar no Google Fotos para Android é simples. Basta carregar por cima da pasta respetiva, neste caso escolhi Instagram e depois ativar a opção onde diz cópia de segurança e sincronização.

Google Fotos Android

Deverá repetir o processo para todas as pastas que desejar, inclusive do WhatsApp ou outras.

Mas atenção porque caso não perca as fotos desta forma, ou seja, por não ter guardado as imagens há outro perigo a que deverá estar atento e que pode ser ainda mais grave. Na prática chega por email.

Recebe uma mensagem que informa o utilizador que as fotos foram publicadas no Google Fotos. Claro que quando vemos isto, ficamos com algum receio porque não sabemos ao certo o que eventualmente andámos a publicar por engano. É exatamente com este pensamento que os criminosos contam para conseguirem ter sucesso com o ataque do Google Fotos.

Embora o email possa parecer fidedigno uma inspecção mais atenta revela que se trata apenas de spam que nos quer levar a visitar um site para fazermos download de software malicioso.

O que acontece, se fizermos isto, é que os nossos dados vão cair em mãos erradas.

Se receber um email destes, apague de imediato!

O e-mail do Google Fotos que receber pode parecer realmente oficial. Pode até ter imagens autênticas do logotipo da Google, extraídas diretamente dos endereços do Google.pt. Este é um truque que os criminosos utilizam para dar uma aparência legítima às mensagens. Acredite que é muito fácil cair!

Google Fotos Android

No entanto, ao clicar num dos links da mensagem, não é direcionado para o Google Fotos ou para outra coisa qualquer da Google. Em vez disso, é convidado a descarregar uma extensão para o browser que tem apenas como objetivo roubar as suas informações. Poderá até haver uma variante de ransomware que encripte todos os dados.

Se receber um e-mail do Google Fotos semelhante ao que descrevemos ou qualquer outra mensagem que pareça suspeita, a melhor coisa a fazer é marcá-lo como spam ou apagá-lo imediatamente.

O Google Fotos está disponível para download na Google Play Store. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Discos rígidos de 20 TB em Dezembro! 50 TB em 2026

É provável que conheça a Seagate, afinal de contas, estamos a falar de uma das mais populares e velhas fabricantes na indústria do armazenamento....

Já sabemos o que valem os novos Ryzen 5800X e 5950X!

Estamos muito perto da chegada dos novos Ryzen 5000 ao mercado, aliás, talvez mais interessante que tudo isto, estamos a horas do lançamento das...

iPhone 12 e iPhone 12 Pro estão a ganhar muitos riscos no ecrã!

A gama Apple iPhone 12 está no mercado há cerca de quatro dias e já houve vários relatos sobre esses smartphones. De acordo com...

Novo update do Windows 10 remove uma tralha especial!

A Microsoft disponiblizou um novo update para o seu sistema operativo. Assim surge no catálogo de atualização e remove uma tralha específica do Windows...

A NVIDIA está com medo da AMD Radeon RX 6800 XL!

Isto parece um bocado 'parvo'... Mas mesmo com uma profunda dificuldade na resposta à atual procura do mercado, tudo indica que a NVIDIA já...