Google está a planear acabar com a barra de navegação no Android Q – Parece que a evolução hoje em dia, não está apenas no hardware ou adição de novas funcionalidades… Também é importante mudar a maneira como os utilizadores modernos, interagem com o smartphone, e por isso, parece que vamos perder algo na próxima versão do Android.

Android Q vai perder a barra de navegação, para adotar apenas a navegação por gestos!

no Android Q

Em boa verdade, a navegação por gestos, tem ganho imensa popularidade no mercado. E é inegável, que ao perder a barra, ganha ainda mais espaço no ecrã, o que é sempre bom.

No entanto, não sei se os utilizadores estão prontos para perder já a ‘velhinha’ barra

Como é que sabemos isto? Graças ao XDA Developers, que descobriu uma grande série de mudanças no código, que deverão chegar ao público já com a próxima grande versão do Android. (Deverão… Por enquanto, ainda nada está confirmado! Contudo, a história mostra que este tipo de coisas não costuma mudar até ao lançamento da versão final)

no Android Q

Por exemplo, a partir de agora, no Android Q, em vez de usar o botão ‘Back’, poderá deslizar o dedo para a esquerda, para conseguir o mesmo efeito… O que no fundo, dá a ideia de que a Google não quis mudar demasiado a interface de uma só vez

Portanto, vamos ficar com uma solução híbrida, em vez de completa remoção da antiga placa… Mas com toda a certeza, que a barra irá desaparecer nos próximos tempos.

Em suma, um utilizador habituar-se a um sistema de navegação por gestos, pode não ser nada fácil… Contudo, é o futuro das interfaces de smartphone. Além disso, quem já utiliza o Pixel Launcher, ou similar, até prefere este sistema! Por alguma razão é…


Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo!

Fonte