Google Drive: como tornar um ficheiro muito mais seguro!

O Google Drive é sem dúvida uma excelente ferramenta. Isto porque nos permite partilhar ficheiros de uma forma muito simples e até fazer uma cópia de segurança do que temos no computador. No entanto, precisamos de ter certos cuidados para que as coisas não corram mal. Por exemplo, podemos querer partilhar apenas um documento para ser visto mas não editado ou gravado. A boa notícia é que o Google Drive tem uma função para isto e que o deixa mais seguro!

Google Drive: como tornar um ficheiro muito mais seguro!

Depois de acedermos aqui ao Google Drive basta darmos um clique em novo e depois escolhermos o documento que queremos criar. Pode ser um documento de texto, folha de cálculo, uma apresentação, um formulário, etc.

Google Drive seguro

Assim que tivermos escolhido e surgir uma nova janela temos de ir à opção partilhar que está disponível no canto superior direito.

Google Drive seguro

Entretanto depois de darmos um nome ao documento surge uma janela chamada Partilhar com pessoas e grupos. A seguir só temos de dar um clique na roda dentada.

Google Drive seguro

Depois temos de tirar o vista da opção os leitores e comentadores podem ver as opções para transferir, imprimir e copiar.

Google Drive seguro

A partir desse momento vamos poder partilhar o nosso documento mas ninguém o vai poder transferir, imprimir ou copiar.

Mas há outra coisa que é necessária fazer. Isto se fizermos a partilha por link.

Assim em Obter link temos de passar de modo restrito para qualquer pessoa com o link. Entretanto à frente, temos de alterar a opção para visualizador.

Google Drive seguro

Quando a alteração estiver feita basta darmos um clique em concluído.

Como vê não é difícil tornar os ficheiros mais seguros no Google Drive. Fazendo isto vai poder partilhar documentos ao mesmo tempo que se certifica que ninguém os vai alterar.

São sem dúvida boas notícias!

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Audi Q4 e-Tron: Um 100% elétrico cheio de confiança

Q4 e-Tron: A Audi tem sido uma das fabricantes que mais tem apostado no segmento dos carros eletrificados, especialmente nos 100% elétricos, algo que...

Jogador do Benfica é um dos melhores em FIFA 22! Mas quem?

O FIFA 22 está quase a ser lançado no mercado! Assim, depois de ter revelado o Overall dos vários jogadores do novo capítulo do...

Ator da Netflix passou-se com os fãs! “Mal educados!”

Tendo em conta que a Netflix é um verdadeiro mar de projetos de grande sucesso acaba por ter muita atenção por parte de vários...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!