A Google está a fazer uma alteração muito esperada no Google Drive relacionada com as partilhas. Dito isto, esta empresa está a lançar uma atualização que dá aos utilizadores sem conta da Google acesso a mais ferramentas. Dito isto, podem agora fazer upload ou criar ficheiros dentro de unidades partilhadas.
Google Drive resolve um grande problema com as partilhas
A funcionalidade de partilha com visitantes já torna seguro partilhar ficheiros do Google Drive com as pessoas que não têm contas do Google. Isto graças a uma plataforma de colaboração baseada num código PIN que permite que utilizadores não google vejam, comentem ou editem conteúdo. Esta capacidade também está disponível no Google Docs, Sheets, Slides e Sites, ou seja, praticamente em todo o pacote de produtividade do gigante dos motores de busca.
No entanto, a Google não permitia que os utilizadores não-Google carregassem ficheiros ou criassem novos conteúdos dentro das unidades partilhadas. Isto limitava um pouco a produtividade. No entanto esta limitação está a ser resolvido. Assim será permitido que todos forneçam os seus próprios conteúdos para uma colaboração mais eficaz.
A nova funcionalidade estará disponível para utilizadores elegíveis do Google Drive por defeito, desde que a partilha com visitantes esteja ativada.
A Google espera que esta função chegue à maioria dos utilizadores já na primeira semana de Setembro. No entanto nem todas as pessoas vão receber.
Dito isto, a nova funcionalidade de partilha com visitantes no Google Drive não estará disponívelem alguns planos. Nomeadamente não estará no Google Workspace Business Starter, Enterprise Essentials, Education Fundamentals, Frontline, Nonprofits. Para além disso os utilizadores com contas pessoais também não recebem a nova funcionalidade. Pelo menos para já.
De facto, esta é uma função muito interessante e que vem melhorar muito as partilhas. Ainda assim seria interessante que ela chegasse a todos os utilizadores. De facto, lembro-me de vários cenários em que isto poderá ser útil. Claro está, para além das empresas.
Pode aceder ao Google Drive aqui.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!