Google Chrome tem grandes novidades especialmente no Android!

A Google quer tornar o Chrome ainda melhor e parece ter encontrado a fórmula certa, especialmente (mas não só) no sistema operativo Android graças a duas novidades. Assim, vai aumentar o desempenho, ao mesmo tempo que reduz o impacto na bateria deste dispositivo. A primeira funcionalidade que foi encontrada numa página de seguimentos de bugs do Chromium e fala de um nova meta-tag de poupança de bateria que vai otimizar os sites que normalmente causam um forte impacto no processador, gastando ainda mais bateria.

Google Chrome tem grandes novidades especialmente no Android!

A Google explica que poupar bateria ou ocupar menos recursos é algo muito importante para os dispositivos que não estão ligados à Internet. Assim, os sites que puxarem muito pelo computador terão de solicitar ao browser que otimize a bateria.

Na prática vai ser possível que os sites peçam para se diminuir a taxa de atualização, permitir um atraso na execução de scripts e solicitar uma maior poupança da bateria. Isto vai ser especialmente importante para sites que mostram conferências de imprensa ou têm muito javascript.

Google Chrome novidades Android

A segunda novidade que melhora o desempenho diz respeito apenas aos dispositivos Android. Esta funcionalidade foi adicionada ao browser e está guardada numa flag chamada cpu-affinity-restrict-to-little-cores.

Esta novidade vai tornar o Chrome muito mais eficiente em dispositivos com chipsets ARM e melhorar o desempenho. Esta funcionalidade está atualmente numa fase experimental e a Google está a analisar o seu impacto no consumo de energia e noutras métricas. Dito isto, vai ser preciso esperarmos um pouco até que estas novidades cheguem à versão estável.

Apesar das novas funcionalidades do Google Chrome serem excelentes notícias para quem quer mais desempenho e uma melhor autonomia, não são as únicas que estão a caminho desta browser. Assim, esta empresa deverá adicionar uma função de cache no Chrome 86 para Android. Vai permitir aos utilizadores voltarem atrás e à frente no browser de uma forma muito mais rápida. Ao mesmo tempo, a Google está a testar uma funcionalidade que permite acelerar o javascript que está a correr em segundo plano. Assim terá menos impacto na bateria.

O que acha destas novidades que estão a chegar ao Google Chrome, especialmente na versão Android?

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

1 COMENTÁRIO

Leia também