Google Chrome: utilizadores em alerta com novo perigo!

Os utilizadores do Chrome estão em alerta depois de milhares de pessoas terem sido levadas a descarregar um ficheiro que se fazia passar de update para o browser. O Google Chrome é um dos browsers mais populares no mundo e não deve perder esta posição tão cedo. De facto, tem uma taxa de utilização de 68.50%, o que é sem dúvida um feito. É por isso que qualquer perigo que chegue ao Google Chrome assume proporções tão elevadas e os utilizadores estão em perigo. É que na prática é o browser que quase todos usam.

Google Chrome: utilizadores em alerta com novo perigo!

A empresa de segurança Doctor Web publicou um post no seu blog onde revela a existência de um ficheiro que está a fazer vítimas e que se apresenta como um update para o browser.

Este fabricante de soluções anti-malware afirmou que o download está a ser espalhado através de sites comprometidos que utilizam WordPress. Muitos deles são blogs de notícias e até páginas empresariais.

O método de funcionamento é simples. As pessoas visitam um determinado site até onde estão habituados a ir e são levados para outro com um alerta acerca de um novo update para o Chrome. Ironicamente o update diz respeito a atualização de segurança importante para o Chrome.

Chrome 79, Google Chrome Android, Google Chrome perigo

No entanto, este download não é uma atualização legítima para o Google Chrome e, em vez disso, é um malware que dá aos criminosos acesso remoto às máquinas infectadas.

No total, mais de 2.000 pessoas fizeram o download da atualização falsa do Google Chrome.

Dito isto, deve ter sempre cuidado com os redirecionamentos para outros sites, sobretudo com updates. É verdade que muitas pessoas acabam por cair neste esquema. No entanto não é assim que os fabricantes alertam os utilizadores para atualizações importantes de software. O Chrome, em particular, até tem um sistema de download automático de patches.

Por tudo isto, tenha muito cuidado com o download e instalação de ficheiros estranhos.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.