Google Chrome 94 traz uma nova API que ameaça a sua privacidade

Como o meu colega Bruno Fonseca noticiou ontem (aqui), o Google Chrome 94 chegou com várias novidades, especialmente no campo da segurança, para várias plataformas (Android, iOS, Mac e Windows).

No entanto, nem todas as novidades estão a ser bem recebidas! Estamos a falar da API Idle Detection, que basicamente é capaz de detetar se o utilizador está ou não ativo.

É que de forma bem curiosa, na opinião de muito boa gente, esta API viola a privacidade do utilizador para perceber o que este anda a fazer! O que por sua vez pode trazer vários riscos para a sua informação privada, e também para a ‘saúde’ do seu sistema.

Google Chrome 94 traz uma nova API que ameaça a sua privacidade

Portanto, na última versão do Google Chrome, a gigante da pesquisa resolveu implementar a sua nova Idle Detection API. Uma tecnologia que basicamente percebe se o utilizador está ou não ativo, pela falta de atividade no teclado, rato, mudança para outro ecrã, etc…

É uma nova funcionalidade pensada para aplicações web-based, e jogos online, vindo ativa por defeito no recente Chrome 94. No entanto, segundo as notas da própria equipa de desenvolvimento, é aparente que a API utiliza mais do que aquilo que foi dito, nomeadamente nesta frase:

  • “Aplicações que facilitem a colaboração precisam de mais sinais, do que aqueles disponíveis nos mecanismos normais, para perceber se o utilizador está ou não ativo.”

Entretanto, a Mozilla é uma das empresas que não está muito satisfeita com a tecnologia! Dizendo que é uma oportunidade para vigilância ativa do utilizador. Sendo assim possível ter noção do tempo que o utilizador gasta por dia, em cada tarefa.

Curiosamente, a Mozilla não está sozinha, visto que a Apple também já comentou a nova tecnologia do Chrome, dizendo: “Existem preocupações óbvias no campo da privacidade, ao permitir que um site consiga observar se um utilizador está perto do aparelho ou não. Em casos extremos, isto até poderia ser utilizado por sistemas inteligentes de mining, utilizando os recursos da máquina enquanto o utilizador está inativo.”

Infelizmente, ainda não sabemos muito bem o que o sistema faz ou deixa de fazer. Mas, como é óbvio, entretanto, a Google deverá vir a público explicar o sistema de forma a sossegar os ânimos.

Em suma, vamos esperar para ver o que isto vai dar!

Google Calendar: o calendário da Google agora tem chat!

A Google adora adicionar sistemas de comunicação às suas aplicações. O Google Fotos tem um sistema próprio e o Google Docs também. Agora é a vez do calendário da Google (Google Calendar) passar a ter um também graças à integração com o Google Chat. Mas será que este casamento vai resultar? Neste caso tenho quase a certeza que sim.

De facto a integração do Google Chat com o Google Calendar é muito útil. Por exemplo, vamos imaginar que criámos um evento com amigos ou colegas, quer seja de trabalho ou lazer. Agora é possível conversar sobre esse evento. Assim se recorrermos ao botão que passa a estar disponível é criado automaticamente um chat em grupo.

Leia o resto do artigo aqui.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.