Inicio Android Google+ chega ao fim. A culpa? Uma fuga de informação!

Google+ chega ao fim. A culpa? Uma fuga de informação!

Estamos num mundo onde, aparentemente, as fugas de informação nas redes sociais não deixam de surgir. A propósito disto e segundo o Wall Street Journal, uma falha de software no Google+ deu aos programadores o acesso a centenas de milhares de dados particulares de utilizadores.

Após a publicação desta notícia, a Google anunciou que encontrou a falha de segurança, em parte, graças a algo que a empresa chama de Project Strobe. Para garantir que algo como esta fuga de informação no Google+ não aconteça novamente, essa nova iniciativa visa proteger a privacidade do utilizador e limitar a quantidade de dados a que os programadores têm acesso na Internet e no Android.

A preocupação real é que a Google supostamente tomou conhecimento da falha de segurança há vários meses, mas não divulgou a questão devido ao “medo de que isso atraísse o escrutínio regulatório e causasse danos à sua reputação”.

Google+

De acordo com o WSJ, esta vulnerabilidade ocorreu entre 2015 e março de 2018. Felizmente, de acordo com a Google, nenhum programador estava a par deste bug que estava a utilizar indevidamente a API do Google+ para aceder a dados privados dos utilizadores.

Uma das mudanças que a Google está a fazer para ajudar a dar aos utilizadores ainda mais controlo sobre os seus dados são as caixas de diálogo de permissão mais detalhadas.

Como pode ver nas capturas de ecrã acima, em vez de apenas disponibilizar um botão principal “Permitir” que possibilita o acesso de terceiros a vários itens, a nova caixa de permissão é mais detalhada. Revela cada tipo de dados e fornece aos utilizadores a capacidade de permitir ou negar cada opção.

O Google também está a efetuar algumas alterações na sua API do Gmail e está a limitar as aplicações Android que solicitam o acesso ao registo de chamadas e permissões das SMS. Agora, apenas as aplicações que se encaixam em determinadas áreas é que vão poder aceder a essas permissões.

Por tudo isto, a Google anunciou que vai desativar o Google+ para os consumidores. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Windows 10 recebe uma grande novidade para jogadores!

A primeira vez de que falámos desta novidade foi a 30 de setembro. Agora eis que deixou de ser um simples teste e chegou...

Chrome recebe uma grande novidade que os Samsung já têm!

Volta e meia temos de recorrer aos screenshots, ou se preferir, às capturas de ecrã. Tanto por querermos mostrar algo a um amigo ou...

Mega-campanha de troca até 500 Euros para o Galaxy S20 FE!

A Samsung lançou uma campanha promocional junto dos principais revendedores nacionais, que permite a troca do seu smartphone antigo e poupar até 500€ na...

Netflix acaba de aumentar os preços! Portugal será afetado?

A Netflix anunciou um aumento dos preços em dois planos nos Estados Unidos. Esta novidade foi anunciada hoje e afeta sobretudo os subscritores dos...

Google Play Store: tem alguma destas 30 aplicações! Apague já!

As ameaças por vezes conseguem entrar na Play Store. No entanto, por muito rápida que a Google seja a removê-las elas são descarregadas para...