Google Assistant, Siri ou Alexa: afinal qual é mesmo o melhor?


Por em

A empresa de capital de risco Loup Ventures testou recentemente os três principais assistentes digitais virtuais através de um teste. Nele entraram o Google Assistant, o Alexa da Amazon e o Siri da Apple. Cada um deles recebeu as mesmas 800 perguntas e tarefas. O objetivo foi perceber quais tinham melhor capacidade de entender e responder corretamente. Os resultados? O assistente da Google entendeu as 800 perguntas feitas e respondeu corretamente a 93% delas. O Siri entendeu 99,8% das questões e respondeu corretamente 83,1% das vezes. O Alexa quase correspondia à perfeita compreensão do Google Assistant com uma pontuação de 99,9%, mas não esteve tão bem em termos de precisão de resposta com uma pontuação de 79,8%.

Google Assistant, Siri ou Alexa: afinal qual é o melhor?

Assistant

Há um aspeto muito importante. Os três assistentes digitais melhoraram em relação aos resultados obtidos no ano passado, quando o Google Assistant respondeu corretamente a 86% das perguntas e o Siri esteve correto em 79% dos casos. Já a Alexa deu a resposta certa em 61% das vezes. Entretanto este estudo desenvolvido pelos analistas Gene Munster e Will Thompson, aponta um fator importante. Este teste, como o do ano passado, mede a resposta desses assistentes digitais num smartphone em vez de um altifalante inteligente. Dito isto, as perguntas foram mais curtas e o uso de um ecrã permitiu que os assistentes digitais respondessem a algumas perguntas sem terem de referir verbalmente a resposta. Numa coluna inteligente teria de ser diferente.

“Separámos os assistentes digitais baseados em smartphones dos altifalantes inteligentes. Embora a tecnologia subjacente seja a mesma, o funcionamento varia. O ecrã pode facilitar em alguns casos”.

A conclusão deste estudo é obvia. O Google Assistant é o melhor assistente de acordo com a Loup Ventures. Nas próprias palavras de quem conduziu o estudo, “apenas um assistente de smartphone pode ser considerado o melhor depois de esmagar os seus rivais num novo teste”.

Foram feitas perguntas divididas em cinco categorias diferentes a cada um dos três assistentes digitais: Local, Comércio, Navegação, Informação e Comando.

O Google Assistent obteve a melhor pontuação para cada um, exceto no Comando. O último grupo de perguntas dizia respeito a tarefas relacionadas com o smartphone, como e-mail, mensagens de texto, calendário e música. Assim, nesta categoria foi superado pelo Siri.  Superou o Google Assistant por 93% a 86%. Entretanto o Siri ficou em segundo lugar na categoria Local (“Onde está a livraria mais próxima?”) e Navegação (“Qual metro devo apanhar para chegar ao centro?”). Já no campo das encomendas o Alexa ficou em segundo lugar. Algo que também aconteceu com a categoria de informação. A que horas dá um determinado jogo de futebol?

Ou seja, o Google Assistant teve a melhor pontuação em quatro de cinco categorias.

Vamos agora ver em que equipamentos foi realizado o teste. Ora o Siri estava a correr num iPhone com iOS 12.4. O Google Assistant num Pixel XL com Android 9 Pie instalado. Por fim, o Alexa foi testado através da app para iOS. O assistente digital da Amazon mostrou uma melhoria de 18 pontos percentuais nos últimos 13 meses. De facto, foi o que teve mais melhorias. Entretanto, o Google Assistant teve um aumento de 7 pontos percentuais na sua pontuação no mesmo período, enquanto o Siri aumentou 5 pontos percentuais.

Fonte

Leia também

Ou veja mais notícias de Especiais, Featured

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

(Rumor) Placa gráfica da PlayStation 5 vai meter a RTX 2070 a comer pó

Primeiro ‘leak’ acerca do novo Apple Watch Series 5 acabou de chegar!

Seguinte