Google Android 10 – Podem dizer adeus ao botão ‘Back’!


Por em

Google Android 10 – Podem dizer adeus ao botão ‘Back’! – No início do ano, alguns rumores e ‘leaks’ afirmavam que a Google estava a planear remover o botão ‘back’ ao seu Sistema Operativo Android. Ou como quem diz, a ‘Seta’ que nos leva para o menu imediatamente atrás, iria desaparecer para sempre.

Pois bem… Os rumores eram mais ou menos verdade! Por isso, está na hora dizer dizer adeus aos botões convencionais do sistema operativo Android. Dêem as boas vindas aos Gestos

Android

Portanto, a barra já tão conhecida do mundo Android irá desaparecer, para dar espaço a um totalmente novo sistema de navegação baseado em gestos. Contudo, se não está a gostar da conversa, fique descansado que será possível reverter para uma opção mais simples. Apesar de não totalmente igual à atual.

Assim, será possível escolher entre o sistema de dois botões do Android Pie, ou o tradicional array de três botões dos smartphones Pixel. (Mas não sabemos se isso será possível, após o lançamento do novo Pixel 4).



Ou seja, a barra de navegação do Android 10 não tem botões. Em vez disso, para voltar atrás, ir à ‘Home’ ou para aceder às aplicações em memória, terá de usar uma combinação de gestos.

ANdroid 10 gestos

É possível que o novo gesto para voltar atrás, faça alguns conflitos com várias aplicações! Visto que o mesmo gesto já é utilizado para mostrar certos sub-menus… Imagine querer ir ao menu de uma aplicação, e voltar do nada para a ‘Home’ do smartphone.

Similarmente, chamar o Assistente do Google é também agora um pouco mais complicado. Afinal de contas, vai ser necessário fazer swipe a partir de um dos cantos do ecrã. Contudo, para o assistente existem indicadores para ajudar o utilizador nas primeiras tentativas.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Leia também

Ou veja mais notícias de Android, Featured

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Samsung Galaxy Fold: a repetição faz mesmo a perfeição!

Nintendo Switch Online: Jogos SNES serão lançados ainda este mês!

Seguinte