Gmail: Conheça todas as novidades e saiba como as ativar!


Por em

Muitos de nós dependemos do Gmail para as tarefas que realizamos no dia-a-dia. Na realidade, é muito difícil encontrar uma pessoa que não tenha uma conta neste serviço, especialmente porque é quase um requisito para quem tem um smartphone Android. Seja fã, ou não, do serviço de correio eletrónico da Google ele entrou nas nossas vidas e tem estado constantemente a aperfeiçoar-se para cativar ainda mais utilizadores. Hoje, entraram em vigor muitas novidades que têm como principal objetivo facilitar a vida de quem não passa sem o Gmail. Nas próximas linhas vamos explicar-lhe as principais novidades e também como as pode ativar já na sua conta.

Gmail: O que já está disponível

Na Leak sempre gostámos do design do Gmail. Primeiro porque é simples e segundo porque está bem organizado. Na realidade é um dos menos confusos, comparativamente à grande maioria das opções disponíveis no mercado.

Gmail

Gmail: Um novo design

Hoje a Google apresentou um novo design e assim que fazemos a alteração temos logo a oportunidade de escolher o tipo de vista. A predefinida a nosso ver é a mais intuitiva. No entanto se prefere uma visão mais compacta pode optar pela normal ou pela elevada. Esta última é de facto a mais compacta.

Gmail

Tudo desde a famosa barra situada do lado esquerdo até ao botão de criar mensagem foi alterado. Na minha opinião está mais parecido com os clientes de email que utilizamos no computador, mas mantendo sempre a chancela da Google.

Um acesso muito mais facilitado aos anexos

Outro aspeto interessante, especialmente se escolheu a versão predefinida, é que podemos abrir com facilidade qualquer anexo a partir da página principal onde estão listados todos os emails. Logo abaixo da mensagem encontra-se o anexo, onde apenas temos de dar um clique para que ele abra numa janela de pré-visualização. Esta é sem dúvida uma funcionalidade muito interessante.

Outra novidade é que quando passamos o rato por cima de uma mensagem surgem logo as quatro opções disponíveis. Deste modo, podemos arquivar, eliminar, marcar como não lida e o mais importa, Suspender.

A imagem abaixo revela as opções disponíveis no modo suspender para não voltarmos a ser incomodados por uma mensagem, ou conversa, até uma determinada altura. Aí iremos voltar a ser lembrados para que nada fique por responder.

Resposta inteligente

No ano passado, a Google integrou a funcionalidade de Resposta Inteligente na aplicação mobile do Gmail. Agora esta opção que permite uma resposta rápida à grande maioria dos emails que recebemos chegou à versão Web.

Gmail: O que ainda não pode experimentar

Apesar de muitas das funcionalidades já estarem disponíveis, existem algumas que ainda não podemos experimentar. Estas são as principais:

Modo Confidencial

O novo modo confidencial permite-lhe criar datas de expiração para os emails e resgatar mensagens enviadas anteriormente. Ao mesmo tempo é possível agora utilizarmos um sistema de autenticação de dois fatores. Assim certificamo-nos que apenas o recipiente da mensagem vai poder ler o email.

A integração dos controlos Information Rights Management (IRM) permite também a um utilizador remover a opção de reencaminhamento, de copiar, descarregar ou imprimir mensagens. Estas opções ajudam a reduzir os riscos de informação confidencial ser partilhada acidentalmente com pessoas erradas.

Alertas de Segurança

A Google redesenhou o sistema de alertas de segurança no Gmail para evitar que os utilizadores caiam em esquemas maliciosos. Os avisos maiores e mais destacados irão ajudar na tomada de decisões informadas face a e-mails com riscos potenciais.

Nudging

Assim como acontece connosco, temos a certeza que dever receber mais e-mails do que consegue lidar se uma só vez. Isto faz com que coisas importantes nos passem, em algumas ocasiões, despercebidas. Com a funcionalidade Nudging, o Gmail alerta-o automaticamente para acompanhar ou responder a mensagens garantindo que não se esquece de nada.

Analisando tudo o que referimos até agora, o Gmail está de facto mais poderoso. Posto isto não duvidamos que a maioria das alterações vão agradar a um grande número de utilizadores. Ainda assim as novidades não ficam por aqui.

Notificações de alta prioridade

É que o Gmail também está a introduzir novas funcionalidades para ajudar a minimizar as interrupções e alguma potencial desordem. As notificações de alta prioridade são uma nova configuração que apenas o notifica de mensagens importantes, mantendo as interrupções no mínimo.

O poder da inteligência artificial

Ao mesmo tempo o Gmail também pode recomendar-lhe quando deve cancelar a inscrição em mailing lists. Recorrendo à inteligência artificial, as sugestões de cancelamento surgem com base em comportamentos, como por exemplo, quantos e-mails recebe de um remetente e quantos destes lê realmente.

Como ativar as novidades no Gmail?

Se acabou de aceder ao seu Gmail e ainda não tem nenhumas destas novidades, não se preocupe pois é fácil ativá-las. Em primeiro lugar aceda à sua conta e procure pela roda dentada no canto superior direito.

Agora e quando der um clique na roda dentada e escolha a opção Experimente o novo Gmail. Não se esqueça que após selecionar esta opção terá de escolher o modo de visualização. Falamos disso no início deste artigo e abordamos as diferenças. Entretanto se a qualquer momento quiser regressar ao aspeto antigo, basta recorrer ao mesmo menu e escolher Voltar ao Gmail clássico.

Mais informações podem ser encontradas aqui.

Leia também

Ou veja mais notícias de Especiais

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Xiaomi Mi 6X vs Redmi Note 5 Pro: Qual a melhor opção?

Primeira imagem real do OnePlus 6 e data de lançamento!

Seguinte