Gmail fica mais simples do que nunca. Aqui está o Simplify!

Os clientes de email baseados na Web têm vindo a mudar ao longo dos anos. Embora a grande maioria dê mais destaque às funcionalidades em detrimento da estética, a Google, apesar das muitas funcionalidades, conseguiu complicar um bocadinho a interface do Gmail. De facto, o novo design, em particular, colocou demasiadas coisas no ecrã.

É verdade que muitos utilizadores gostam desta organização, especialmente quando apreciam que sejam mostradas todas as informações adicionais. No entanto, para alguns pode ser um pouco complicado.

Simplify: uma cara lavada para o Gmail da Google

Se gostavam de ter uma versão mais simplificada do Gmail, temos boas notícias. É que o antigo responsável pelo design deste serviço, Michael Leggett, criou o “Simplify”, uma extensão do Chrome que limpa tudo aquilo que está a mais.

Simplify

A inspiração para o Simplify foi simples. O responsável pela extensão cansou-se de trabalhar com uma interface em que, como ele próprio diz, tudo parece espalhado pelo ecrã. No entanto, não tenham receio que não vão perder qualquer funcionalidade. É que apesar do Simplify realmente simplificar as coisas ocultando a confusão extra, ele não remove as funcionalidades.

Dito isto, diversos elementos do Gmail são colocados em menus suspensos ou inseridos em diferentes partes do ecrã.

Para além disso até o próprio logotipo do Gmail desapareceu. O criador diz que os logotipos são apenas para encher o ego. Assim, não necessitam de estar lá a ocupar tanto espaço.

Simplify

Para além disso, muitas das cores standard do Gmail foram atenuadas ou completamente eliminadas, dando à interface uma sensação profissional e muito mais discreta.

Claro que vai agradar mais a uns do que a outros. No entanto, a julgar pelos 15.000 downloads da extensão em menos de um mês do lançamento, parece haver mais pessoas a preferir esta nova forma de utilização. A Fast Company afirma que esta ferramenta está a ser descarregada por 500 novos utilizadores todos os dias.

Estes são números impressionantes, mas que por outro lado são facilmente justificáveis. O Simplify não tem anúncios, e não segue o que o utilizador faz. Entretanto quem tiver alguma dúvida quanto a isto tem apenas de inspecionar o código do Simplify no Github.

Para experimentarem esta extensão basta visitarem este site ou acederem à Chrome Web Store.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

China declarou ilegais todas as transações de criptomoedas

Já não é novidade para ninguém que o governo Chinês anda a tentar "cortar as pernas" ao mundo das criptomoedas. Mas, o que aconteceu...

NVIDIA desistiu das linhas de produção Samsung. E agora?

Nos últimos anos, tem sido aparente o esforço que a Samsung tem feito no campo da produção de chips, conseguindo angariar alguns clientes de...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!