Embora a Netflix e outros serviços de streaming estejam a reprimir a partilha de palavras passe com amigos, não há problema em partilhar os seus dados de início de sessão com os elementos do agregado familiar. Alguns bons gestores de palavras passe alternativos, como o 1Password, simplificam este processo com opções dedicadas de partilha segura. Ora a Google quer fazer o mesmo. Assim a empresa anunciou que o gestor de palavras-passe Google permite partilhas com a família.
Gestor de palavras-passe Google permite partilhas com a família
No seu anúncio, a Google escreve que as contas “que fazem parte de um grupo familiar terão em breve a opção de partilhar nomes de utilizador e palavras-passe de um determinado site ou serviço diretamente a partir do gestor de palavras passa Google”. A empresa cita exemplos como a partilha de uma única conta para coordenar com a creche. Ou quando uma criança quer dar a um dos pais acesso às suas tarefas escolares. Dada a formulação, é provável que a funcionalidade não esteja imediatamente disponível por defeito.
A partilha de palavras-passe já tinha sido detectada em desenvolvimento no Chrome. Em novembro, o site Android-Police já tinha conseguido ativar e testar com êxito a funcionalidade utilizando a flag chrome://flags/#password-sharing. Entretanto tem de ser ativada tanto para o remetente como para o destinatário. Quando tudo estiver pronto a funcionar, aparecerá um novo botão Partilhar no canto inferior direito da vista detalhada para um início de sessão armazenado. Numa janela pop-up, pode então selecionar com quem partilhar a palavra-passe, seguida de uma confirmação. Os detalhes de início de sessão passam então a fazer parte do gestor de palavras-passe do destinatário, permitindo-lhe preencher automaticamente ou procurar os detalhes.
Embora esta abordagem funcione bem se todos os membros da sua família fizerem parte do seu grupo familiar do Google, não é útil se precisar de partilhar o acesso com outras pessoas. Outros gestores de palavras-passe, como o 1Password, simplificam este processo, permitindo-lhe partilhar temporariamente palavras-passe com terceiros, mantendo um registo de quando e com que frequência partilhou os seus dados. É até possível definir temporizadores ou restrições sobre o número de vezes a que se acedem os dados de início de sessão. No entanto, para aqueles que estão profundamente integrados no ecossistema Google, a solução da Google continua a ser a mais confortável.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!