Atenção! Só este gelo arrefece as bebidas mais depressa!

Quer seja proprietário de um restaurante, um barman ou queira criar bebidas perfeitas em casa, conhecer o seu gelo faz toda a diferença. Embora possa ter preferências pessoais, existe uma verdadeira ciência por detrás da escolha do tipo de gelo perfeito. Na batalha do gelo, o picado surge sempre como o claro vencedor por algumas razões diferentes. Mas será mesmo a melhor opção? De facto, só há um gelo que arrefece as bebidas mais depressa!

Atenção! Só este gelo arrefece as bebidas mais depressa!

Uma das principais razões pelas quais o gelo picado triunfa sobre o gelo em cubos deve-se às suas capacidades superiores de arrefecimento. Com um tamanho mais pequeno, aumenta a área de superfície. Isto significa que o gelo picado tem uma maior capacidade de baixar rapidamente a temperatura dos líquidos, garantindo um gole refrescante, em cada gole.

gelo arrefece

Mas não é só isso. O gelo picado é muito mais fácil de utilizar em bebidas misturadas e mistas. Isto faz com que seja o parceiro ideal para mixologistas e entusiastas de cocktails. Assim pode alcançar sem esforço o equilíbrio perfeito de sabor e textura com o gelo picado, criando bebidas harmoniosas.

O gelo picado reina supremo na sua versatilidade, tornando-o adequado para uma vasta gama de finalidades. Desde refrescantes sumos de verão a cocktails misturados e até cafés especiais, o gelo picado adapta-se sem esforço às preparações de bebidas necessárias.

Por isso, da próxima vez que pegar em cubos de gelo, considere a hipótese de o triturar em vez de se contentar com cubos grossos.

Mas sabe que para que tudo seja feito com a maior segurança há alguns cuidados que tem de ter?

Já alguma vez abriu o congelador para ir buscar gelo para a sua bebida e só encontrou alguns cubos que pareciam já ter visto melhores dias? Não é propriamente tentador arrefecer a sua bebida com cubos de gelo que parecem ligeiramente estranhos ou já estão no congelador há muito tempo. Isto leva a uma questão. Será que os cubos de gelo que tem no seu frigorífico têm validade?

Os cubos de gelo que tem no frigorífico têm validade?

De facto é algo em que não pensamos muito mas é sem dúvida uma questão pertinente. Afinal de contas estamos a falar de água e embora possa estar congelada a verdade é que faz todo o sentido que tenha um prazo de duração. No entanto, a resposta pode surpreender.

A verdade é que o gelo não tem prazo de validade, mas pode ficar sujo e claro que não quer isso na sua bebida!

A maior parte das pessoas não pensa que o gelo está sujo, a não ser que algo no congelador lhe caia em cima. Mas, só porque algo não parece sujo, não significa que não esteja coberto de germes.

Quer tenha tabuleiros de gelo ou cubos soltos que vêm de um dispensador, o gelo no seu congelador pode conter muitas bactérias nocivas quando entra em contacto com algo germinativo, como carne ou mesmo as mãos.

O gelo também pode absorver odores

O gelo também pode absorver odores muito facilmente. O peixe que colocou num saco de congelação? Sim, não quer que os seus cubos apanhem esse cheiro. Entretanto a verdade é que não pode lavar o gelo. Por isso, uma boa regra geral é deitar fora os seus cubos de poucos em poucos meses e substituí-los por cubos frescos.

Pode também aproveitar a oportunidade para fazer uma limpeza profunda ao seu congelador. Limpar e higienizar cada compartimento é bom para prevenir germes e bactérias e ajudará a manter o seu congelador organizado.

Então, o gelo estraga-se? Não, mas pode ficar com germes. Troque-o de poucos em poucos meses e mantenha-o tão fresco e limpo quanto possível, trocando os tabuleiros de gelo por sacos de congelação para o guardar.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também