Com isto só gasta metade do dinheiro no supermercado!

Uma das formas mais imediatas de poupar dinheiro nas suas despesas é reduzir as suas despesas ao nível do supermercado. Isto não significa comer menos, significa apenas comer de forma mais inteligente para que possa poupar dinheiro em comida. Muitas vezes caímos na armadilha de decidir que não gostamos de nenhuma das comidas que temos no frigorífico ou no congelador. Então, ou vamos ao supermercado e gastamos mais dinheiro em comida para fazer algo extravagante ou acabamos por ir comer um takeaway. Por isso, apesar de estarmos a poupar dinheiro por não ir comer aos restaurantes, continuamos a ser culpados de gastar demasiado no nosso orçamento semanal de mercearia. No entanto pode resolver isto de uma forma muito simples e assim só gasta metade no supermercado!

Com isto só gasta metade do dinheiro no supermercado!

Planeamento das refeições

Muitas vezes, é mais fácil falar do que fazer para cumprir o seu plano de refeições semanal, mas ao fazê-lo irá desperdiçar menos comida e poupar mais dinheiro. Ao planear as refeições, pode evitar gastar muito dinheiro. Sente-se com a sua cara-metade e os seus filhos para discutir o que todos gostariam de comer na próxima semana. Entretanto tente fazer com que os ingredientes frescos durem mais do que uma refeição. Por exemplo, se fizer carne assada para o almoço de domingo, pense no que pode utilizar para o dia seguinte com a carne e os legumes que sobraram.

Se comprou uma couve-flor inteira que não vai comer na totalidade numa refeição para a sua família, planeie outra refeição que utilize a outra metade da couve-flor para que não vá para o lixo.

Visite o supermercado uma vez por semana

Quando tiver o seu plano de refeições, faça uma boa lista e mantenha-se fiel a ela. Visite o supermercado apenas uma vez por semana, para evitar comprar coisas de que não precisa realmente. Quanto mais vezes for ao supermercado, maior será a probabilidade de comprar pequenos extras de que não precisa, como snacks.

- Advertisement -

Restrinja os seus takeaways

Dê a si próprio um mimo de vez em quando, mas mantenha-se dentro do seu orçamento. Dificilmente vai gastar menos do que 20 Euros a encomendar comida. Com esse dinheiro conseguia comprar alimentos para algumas refeições. Já viu quanto está a gastar?

Uber eats, gasta no supermercado

Esteja sempre atento ao que já tem!

Quando estiver a fazer uma lista de compras para a sua ida semanal ao supermercado, faça primeiro as compras na sua própria cozinha. Não vai precisar de comprar mais arroz se já tiver meio pacote no armário. Entretanto verifique duas vezes os artigos não perecíveis antes de ir às compras, para não acabar por comprar a dobrar. E não se esqueça de verificar se há restos de refeições, carne e legumes no congelador. Muitas vezes encontro lá sacos de batatas fritas congeladas meio acabados, o que significa que pode riscar isso da lista de compras!

Compre a granel

As embalagens maiores de carne, como a carne picada, custam-lhe geralmente menos. Se não puder cozinhá-la toda, congele-a, coloque a carne em sacos de congelação e congele-a para outro dia. O mesmo princípio aplica-se aos pacotes de arroz, massa e farinha. Quanto maior for o pacote, menos lhe custará no total.

Cozinhe a granel

É muito mais barato fazer três refeições para a sua família de uma só vez do que cozinhar a mesma refeição três vezes diferentes.

Congele o seu pão

Muitas famílias compram recorrentemente pão e acaba por ir para o lixo. Dito isto, experimente congelar metade do seu pão depois de o trazer do supermercado. Especialmente com o tempo quente, verá que o pão fica bolorento muito rapidamente e acaba por deitar fora a maior parte. Entretanto saiba que pode torrar o pão diretamente quando o tira do congelador.

gasta no supermercado

Coma os restos

Quando cozinhar uma refeição, planeie as sobras para o almoço do dia seguinte.

Congele os seus legumes

Se escaldar os legumes frescos em água a ferver durante cerca de um minuto e depois os mergulhar em água gelada para arrefecer e secar, pode congelá-los! Isto é perfeito para o feijão-verde e outros legumes! Também pode congelar os seus frutos frescos, não precisa de os escaldar! Para bagas delicadas, espalhe-as num tabuleiro e coloque-o primeiro no congelador. Depois de congeladas, transfira-as para uma caixa ou um recipiente.

gasta no supermercado

Organize a sua cozinha

Facilite a localização das coisas na sua cozinha para evitar perder frascos e embalagens no fundo dos armários. Com o seu frigorífico, tenha um sistema para organizar as coisas de modo a que diferentes tipos de artigos sejam mantidos em diferentes prateleiras e faça um inventário regularmente. Quando as coisas estiverem a chegar ao fim do prazo de validade, pense numa forma de as utilizar, mesmo que isso signifique congelar o que cozinha para evitar o desperdício.

Esqueça as marcas

Não assuma que um produto de marca deve ser melhor do que um produto de supermercado. Podem custar mais de metade do preço e, no entanto, fazem exatamente o mesmo trabalho ou têm o mesmo sabor. Da próxima vez que for às compras, experimente trocar os seus produtos de marca e veja se consegue realmente distinguir a diferença.

Pense também duas vezes antes de comprar os produtos de “elite” dos supermercados, produtos de gama alta que podem ser muito mais caros. A embalagem pode parecer mais bonita, mas na realidade não vai notar a diferença quando estiver cozinhado.

Coma antes de ir às compras

Vai sentir-se tentado a comprar muito mais coisas se tiver o estômago vazio.

Substitua os produtos frescos por congelados

Compre legumes e filetes de peixe congelados para que os seus produtos tenham menos probabilidades de se estragarem antes de ter oportunidade de os cozinhar. Muitas vezes, também fica mais barato comprar estes produtos do que os frescos. Alguns alimentos são até 50% mais baratos por kg – incluindo coisas como peitos de frango e vegetais – quando compra congelados. Embora o sabor e a textura possam ser ligeiramente diferentes, quando se habituar a utilizá-los, não notará grande diferença.

Com tudo isto só gasta metade no supermercado.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.