Sábado, Julho 12, 2025

Misturou gasolina normal com aditivada? O que faz ao motor?

Está com o depósito na reserva, encosta à bomba mais próxima e… só há gasolina normal. O seu carro “bebe” gasolina aditivada, mas não há alternativa. Sem tempo para pensar muito, atesta com a gasolina disponível. Passados alguns minutos, começa o pânico: será que fiz mal ao motor? O problema não é tão grave como muitos pensam. Assim o que faz o motor se misturou gasolina normal com aditivada?

Misturou gasolina normal com aditivada? O que faz ao motor?

Ao contrário do que muitos mitos espalham por aí, misturar gasolina simples com gasolina aditivada (premium) não faz mal ao motor do seu carro. Na maior parte dos casos, nem sequer vai notar diferença. Mas, claro, há exceções importantes e é aí que entra a ciência dos combustíveis e do próprio motor.

abastecer em pré-pagamento

O que acontece afinal quando mistura gasolina simples com aditivada?

Primeiro, é preciso entender que a principal diferença entre estas gasolinas está no índice de octanas. A gasolina regular tem menos octanas. Ao misturar meio depósito de gasolina normal ou premium, o que obtém é uma mistura média de octanas. Resultado? Não é catastrófico, desde que o seu carro não exija especificamente combustível de alto índice de octanas.

Se o seu carro recomenda gasolina aditivada, mas não exige, pode dormir descansado: o motor vai funcionar normalmente com essa mistura ocasional. Pode não tirar o máximo de desempenho, mas não há risco de danos sérios. Agora, se o seu carro for turbo ou de alta performance e exigir obrigatoriamente gasolina premium, usar gasolina simples pode causar o chamado “engine knock”. Trata-se de um fenómeno de combustão irregular que, se repetido, pode prejudicar o motor a longo prazo.

Por outro lado, se o seu carro for desenvolvido para funcionar com gasolina simples, usar gasolina aditivada também não vai torná-lo mais potente ou veloz. A gasolina premium não tem mais energia. Assim apenas resiste melhor à autoignição. Ou seja, vai estar a pagar mais por algo que o motor não aproveita.

Conclusão: pode misturar? Sim. Mas não abuse.

Se já misturou gasolina normal com aditivada uma ou duas vezes, não se preocupe. Isto porque o motor não vai ressentir-se. Esta prática ocasional não causa danos na maioria dos veículos. Mas se tem um carro que exige premium e fizer disto um hábito, aí o problema é real e pode traduzir-se em reparações dispendiosas.

A melhor prática continua a ser simples: respeite o que está no manual do seu carro.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Últimas

Leia também