Game Builder: Vontade de criar um jogo? Faça agora mesmo!


Por em

O Google adora criar ferramentas fora do vulgar para ajudar a estimular a criatividade dos utilizadores. O serviço Music Maker é um bom exemplo disso. No entanto, agora temos um ainda melhor: o Game Builder. Ele até já está disponível há algum tempo. No entanto só agora é que foi revelado ao mundo.

Game Builder: Vontade de criar um jogo? Faça agora mesmo!

Se ainda não tinham ouvido falar do Game Builder estão como eu. No entanto, não é difícil percebermos de que se trata. É basicamente o que o nome sugere: um software que permite criar um jogo. E quando falamos de jogo não falamos necessariamente de algo simples e muito minimalista. É possível desenvolvermos até um jogo de plataformas em 3D. Entretanto, a grande mais valia é que tudo é simples. É que não há qualquer problema se não tiverem grandes capacidades de programação, ou até mesmo nenhumas.

Game Builder

Embora o Game Builder permita que o utilizador programe através de JavaScript, se o souberem fazer, existem outras alternativas. Em vez de programarem em ambiente de texto, podem utilizar um “sistema de programação visual baseado em cartões” para dar vida às  criações. Tudo o que necessitam é de arrastar, largar, redimensionar e manipular objetos e personagens. Depois há vários scripts que podem ser utilizados para ditar o comportamento.

Podem programar um objeto inimigo para se mover de um lado para o outro, por exemplo, ou fazer a personagem principal saltar quando pressionam o botão de espaço. É tudo muito simples, e depois de um período inicial de aprendizagem, não vai demorar muito para que pessoas com menos conhecimento de tecnologia possam criar as suas próprias experiências divertidas de plataformas 3D.

Há outro elemento muito engraçado. É que caso queiram desenvolver um jogo em equipa é possível. Basta convidar amigos e a partir desse momento eles pode cooperar em tempo real.

O Game Builder está disponível gratuitamente no Steam Early Access. Para já está a ser mantido pela incubadora da Google conhecida como Área 120.

Download -> aqui.

Leia também

Ou veja mais notícias de Featured, Jogos

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

The Wall Luxury: Um televisor pelo preço de uma casa? Aqui está!

Tem amor ao Bluetooth? Cuidado com o último update do Windows!

Seguinte