Game Builder: Vontade de criar um jogo? Faça agora mesmo!

O Google adora criar ferramentas fora do vulgar para ajudar a estimular a criatividade dos utilizadores. O serviço Music Maker é um bom exemplo disso. No entanto, agora temos um ainda melhor: o Game Builder. Ele até já está disponível há algum tempo. No entanto só agora é que foi revelado ao mundo.

Game Builder: Vontade de criar um jogo? Faça agora mesmo!

Se ainda não tinham ouvido falar do Game Builder estão como eu. No entanto, não é difícil percebermos de que se trata. É basicamente o que o nome sugere: um software que permite criar um jogo. E quando falamos de jogo não falamos necessariamente de algo simples e muito minimalista. É possível desenvolvermos até um jogo de plataformas em 3D. Entretanto, a grande mais valia é que tudo é simples. É que não há qualquer problema se não tiverem grandes capacidades de programação, ou até mesmo nenhumas.

Game Builder

Embora o Game Builder permita que o utilizador programe através de JavaScript, se o souberem fazer, existem outras alternativas. Em vez de programarem em ambiente de texto, podem utilizar um “sistema de programação visual baseado em cartões” para dar vida às  criações. Tudo o que necessitam é de arrastar, largar, redimensionar e manipular objetos e personagens. Depois há vários scripts que podem ser utilizados para ditar o comportamento.

Podem programar um objeto inimigo para se mover de um lado para o outro, por exemplo, ou fazer a personagem principal saltar quando pressionam o botão de espaço. É tudo muito simples, e depois de um período inicial de aprendizagem, não vai demorar muito para que pessoas com menos conhecimento de tecnologia possam criar as suas próprias experiências divertidas de plataformas 3D.

- Advertisement -

Há outro elemento muito engraçado. É que caso queiram desenvolver um jogo em equipa é possível. Basta convidar amigos e a partir desse momento eles pode cooperar em tempo real.

O Game Builder está disponível gratuitamente no Steam Early Access. Para já está a ser mantido pela incubadora da Google conhecida como Área 120.

Download -> aqui.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.