Game Builder: Vontade de criar um jogo? Faça agora mesmo!

O Google adora criar ferramentas fora do vulgar para ajudar a estimular a criatividade dos utilizadores. O serviço Music Maker é um bom exemplo disso. No entanto, agora temos um ainda melhor: o Game Builder. Ele até já está disponível há algum tempo. No entanto só agora é que foi revelado ao mundo.

Game Builder: Vontade de criar um jogo? Faça agora mesmo!

Se ainda não tinham ouvido falar do Game Builder estão como eu. No entanto, não é difícil percebermos de que se trata. É basicamente o que o nome sugere: um software que permite criar um jogo. E quando falamos de jogo não falamos necessariamente de algo simples e muito minimalista. É possível desenvolvermos até um jogo de plataformas em 3D. Entretanto, a grande mais valia é que tudo é simples. É que não há qualquer problema se não tiverem grandes capacidades de programação, ou até mesmo nenhumas.

Game Builder

Embora o Game Builder permita que o utilizador programe através de JavaScript, se o souberem fazer, existem outras alternativas. Em vez de programarem em ambiente de texto, podem utilizar um “sistema de programação visual baseado em cartões” para dar vida às  criações. Tudo o que necessitam é de arrastar, largar, redimensionar e manipular objetos e personagens. Depois há vários scripts que podem ser utilizados para ditar o comportamento.

Podem programar um objeto inimigo para se mover de um lado para o outro, por exemplo, ou fazer a personagem principal saltar quando pressionam o botão de espaço. É tudo muito simples, e depois de um período inicial de aprendizagem, não vai demorar muito para que pessoas com menos conhecimento de tecnologia possam criar as suas próprias experiências divertidas de plataformas 3D.

Há outro elemento muito engraçado. É que caso queiram desenvolver um jogo em equipa é possível. Basta convidar amigos e a partir desse momento eles pode cooperar em tempo real.

O Game Builder está disponível gratuitamente no Steam Early Access. Para já está a ser mantido pela incubadora da Google conhecida como Área 120.

Download -> aqui.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Utilizadores não sabem que vem aí uma nova versão do Windows!

Tem-se falado muito do lançamento do Windows 11 cujo lançamento está marcado para o próximo dia 5 de Outubro de 2021. Mas e se...

FIFA 22 com erro gravíssimo no Sporting e adeptos não perdoam

O FIFA 22 é sem dúvida nenhuma um dos jogos mais esperados dos últimos tempos. Sendo que apesar de alguns jogadores dizerem que os...

USB Type-C 2.1 chegou! Conhece as melhorias?

USB Type-C 2.1 chegou! - As velocidades de transferência estão a aumentar, bem como a velocidade dos carregamentos, por isso, o standard que rege...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!