Galaxy Z Fold 6 – O rei voltou, mas não mudou muito!

O Galaxy Z Fold é inegavelmente o aparelho bandeira do mundo dobrável. Algo que acaba por ser curioso, porque nesta altura do campeonato, já existem aparelhos baseados neste tipo de design um pouco mais finos, mais leves, na verdade a tentar ultrapassar os compromissos que este formato ainda traz para cima da mesa dentro do ecossistema.

Ainda assim, o Galaxy Z Fold 6 aparece com pequenas melhorias, que todas juntas, voltam a passar a mensagem que este é o dobrável que mais faz sentido ter no bolso, se por acaso tem a necessidade de ter algo um pouco além de um smartphone tradicional.

Galaxy Z Fold 6: O rei voltou, mas não mudou muito!

Especificações Técnicas

  • Ecrã Principal: 7.6” QXGA+ AMOLED LTPO // (1~120Hz) // 2160 x 1856 // 20.9:18
  • Ecrã Secundário: 6.3” HD+ // 2376 x 968 // 22.1:9 // (1~120Hz)
  • Processador: SoC Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 “For Galaxy”
  • Memória RAM: 12GB
  • Armazenamento: 256GB, 512GB ou 1TB
  • Câmaras Traseiras:
    • 12MP Ultra-Wide F2.2, Pixel size: 1.12μm, FOV: 123˚
    • 50MP Wide-angle Dual Pixel AF, OIS, F1.8, Pixel size: 1.0μm, FOV: 85˚
    • 10MP Telephoto PDAF, OIS, F2.4, Pixel size: 1.0μm, FOV: 36˚, 3X zoom
  • Câmaras Frontais:
    • Dentro do Ecrã: 4MP F1.8, Pixel size: 2.0μm, FOV: 85˚
    • Frontal “normal”: Frontal: 10MP Selfie F2.2, Pixel size: 1.22μm, FOV: 85˚
  • Bateria: 4400 mAh (25W carregamento rápido com fios // Tem carregamento sem fios)
  • Dimensões e Peso:
    • Aberto: 132.6 x 153.5 x 5.6mm
    • Fechado: 68.1 x 153.5 x 12.1mm
    • Peso: 239g

O que mudou?

O Galaxy Z Fold 6 à semelhança do seu irmão Flip, aparece com um design muito similar ao Z Fold 5 do ano passado, com algumas melhorias que resultam num ecrã um pouco mais largo, margens mais reduzidas, um design mais robusto e confortável para a mão, e claro, um peso bastante mais confortável visto ser equivalente ao peso de um Galaxy S24 Ultra.

É também um aparelho mais retangular face ao ano passado. Uma pequena grande melhoria, que faz alguma diferença no aspeto e “pedigree” do smartphone dobrável da Samsung.

A grande melhoria está na capacidade fotográfica, com a Samsung a afirmar que o seu novo Fold está agora ao mesmo nível do Galaxy S24 (base).

Uma coisa boa, mas que infelizmente, ainda demonstra que existem alguns compromissos a serem feitos neste tipo de formato, sendo exatamente por isso que ainda não é possível implementar o mesmo hardware que dá vida ao já mencionado S24 Ultra.

A margem também é agora menos notória no uso do dia-a-dia, mas, há muito que isso deixou de ser o problema mais grave deste tipo de aparelho.

Ou seja, no fundo, é o mesmo telemóvel, com algumas melhorias ligeiras em cima que podem ou não fazer a diferença para a grande maioria dos consumidores. 

  • Mas, uma coisa é certa, o aparelho está agora mais vistoso!

O que deveria ter mudado e não mudou?

Na minha opinião, que como sempre vale o que vale… Apesar de até conseguir perdoar o facto de ainda não ser possível meter as mesmas câmaras do topo de gama tradicional da Samsung.

O Galaxy Z Fold, nesta altura do campeonato, já não deveria chegar às prateleiras sem uma S-Pen montada dentro do chassis. 

Percebo perfeitamento que talvez fosse preciso aumentar o tamanho para algo com que a Samsung não se iria sentir confortável, especialmente depois de tantos anos a apostar neste design base.

Mas… Isto faria com que o aparelho fosse diferente de tudo resto, e talvez mais importante que isto, iria transformá-lo em uma máquina de produtividade muito acima daquilo que as muitas rivais Chinesas com dobráveis Fold, muitas delas com designs mais apetecíveis, têm para oferecer ao mercado.

Sim, o Z Fold 6 continua com suporte à S-Pen, mas vai precisar de andar com uma capa estranha e chata atrás de forma a arrumar a caneta.

Conclusão

Gostei do que vi, e na realidade adorei o “feeling” na mão. Porém, há muito pouco para justificar o aumento de preço que a Samsung decidiu implementar no seu novo dobrável “flagship”.

O Galaxy Z Fold 6 chega ao mercado Português a começar nos 2069€ para a versão de 256GB de armazenamento. Porém, tal e qual como no Z Flip 6, existe uma campanha de pré-venda que oferece os novos earbuds topo de gama da Samsung, os Galaxy Buds 3 Pro.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também

Os motores dos aviões podem funcionar com gasóleo normal?

Tal como na indústria automóvel, há uma variedade de motores de avião concebidos para funcionar com vários tipos de combustíveis. Até mesmo os aviões...

Waze e Google Maps: um é todos os dias e o outro para explorar

O Waze é uma aplicação de navegação GPS dedicada e o Google Maps oferece o mesmo como um dos seus serviços principais. Seja como...

Chegou a hora de trocar a bateria do seu smartphone?

Os telemóveis, sobretudo quando são novos, funcionam sempre bem. No entanto há sempre uma fase em que as coisas ficam mais tremidas. O problema...

O que faz a bateria do seu smartphone inchar?

Um dos maiores perigos que pode resultar do sobreaquecimento do telemóvel é o facto de a bateria poder começar a inchar. Este fenómeno é...

Muito cuidado com o truque viral da ventoinha e gelo!

O calor está a apertar e nesta altura as pessoas recorrem a todos os truques que podem para ter a casa fresca. Uns são...

Afinal o carregamento rápido nos veículos elétricos não faz mal?

O carregamento rápido frequente nos veículos elétricos deve provocar a degradação da bateria. De facto, com base em experiências laboratoriais e numa sólida compreensão...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados