É verdade que o mundo dos smartphones sempre esteve muito mais inclinado para smartphones equipados com ecrãs de grandes dimensões, o que por sua vez resulta em aparelhos com espaço para tudo e mais alguma coisa. É exatamente por isso que as bandeiras do mundo mobile são o S25 Ultra da Samsung e o iPhone 16 Pro Max da Apple.
Smartphones grandes e poderosos, que não fazem grandes compromissos naquilo que é a sua ideia base como aparelho computacional.
Mas… Nesta altura em que o mercado está extremamente estagnado, a juntar à tendência de cortes nos preços de produção. Não faria sentido tentar desenvolver um smartphone que fosse Ultra nas suas capacidades do dia-a-dia, mas Mini no seu tamanho?
De facto, um pouco a ideia que vai dar vida ao S25 Edge e iPhone 17 Air, mas sem os ecrãs gigantes. Um smartphone capaz de caber em qualquer bolso, mas nem por isso menos poderoso que qualquer Ultra desta vida.
Samsung Galaxy Ultra: Porque não um smartphone mais pequeno?
Portanto, apesar de algumas tentativas falhadas por parte de várias fabricantes, a realidade é que existe de facto espaço para um smartphone compacto poderoso. É verdade que a Sony já tentou, a ASUS também, e de facto, a Apple também tentou com o iPhone mini.
Mas, todos estes smartphones tinham um problema grave… Não estavam perto daquilo que é um smartphone topo de gama a sério. Não eram Ultra, nem Pro Max, nem mesmo apenas Pro. Eram uma sombra daquilo que os consumidores realmente queriam, e por isso, acabaram por falhar.
O que é interessante, visto que a tecnologia evoluiu, as baterias aumentaram de densidade, os chips ficaram mais pequenos, e como tal, existe mesmo a possibilidade de criar algo Ultra Mini ou Pro Mini em 2025.
Aliás, o smartphone que mais vende à face da terra é o iPhone “base”, que chega ao mercado com um ecrã de 6.1” em vez dos ecrãs gigantes de 6.9” dos modelos Ultra que por aí andam.
Acredito que se a Apple ou a Samsung fossem capaz de criar um smartphone assim, a coisa ia correr bem. E você? Partilha da minha opinião? Comente este assunto connosco na caixa de comentários em baixo.