Depois de um Galaxy S20 FE que foi de facto incrível, a Samsung nunca mais foi capaz de impressionar os consumidores. Ou seja, a Samsung parece continuar a insistir no erro com a linha FE.
Afinal de contas, depois de algum entusiasmo com a possibilidade do Galaxy S25 FE vir com um novo, melhorado e mais barato Dimensity 9400, uma fuga de informação no Geekbench veio deitar tudo por terra. Infelizmente, o “Fan Edition” deverá ter como base o Exynos 2400, o mesmo processador da geração anterior.
Estamos a falar de um chip com quase dois anos em cima. Um chip reciclado, outra vez.
Galaxy S25 FE vai usar um chip velho. Ainda há paciência?
Portanto, segundo um novo leak de benchmarks, o S25 FE aparece com o número de modelo SM-S731U, 8 GB de RAM, e claro, o já conhecido CPU de 10 núcleos. A mesma fonte confirma que até o Galaxy Z Flip FE vai usar o mesmo exato chip, naquilo que parece ser uma estratégia de contenção de custos.
Ou seja, estamos a falar de mais do mesmo, com pouca ou nenhuma evolução real para justificar um upgrade.
E a pergunta impõe-se: porquê esta decisão?
Tudo aponta para dificuldades de produção em massa do Exynos 2500, que está reservado para o Galaxy Z Flip 7 e terá produção limitada devido ao fraco rendimento das fábricas de 3nm da Samsung.
Assim, em vez de arriscar com a MediaTek, como fez com os tablets Galaxy Tab S10 e S10 Ultra, a marca sul-coreana preferiu escoar stock antigo de processadores Exynos. O que claro está, também resulta em muitas (e boas) poupanças, que muito provavelmente não vai ver refletidas no preço final.
O problema? É simples!
Enquanto muitas rivais da Samsung já olham para o que vem a seguir, o S25 FE vai competir com um chip que já nem devia estar a ser implementado em 2025.
A única solução que pode evitar o desastre? Um preço agressivo, que justifique o chip “velhote”. Caso contrário, a Samsung arrisca-se a lançar mais um modelo morno. Que ninguém vai querer comprar, e a cavar ainda mais fundo o buraco da linha FE.